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Título: Vampiros em (super)visibilidade : um fenômeno cultural em ação
Autor(es): Coutinho, Laura Maria
Moellmann, Adriana
Assunto: Vampiros - conceitos
Cultura popular
Data de publicação: 2011
Referência: COUTINHO, Laura Maria; MOELLMANN, Adriana. Vampiros em (super)visibilidade: um fenômeno cultural em ação. Z Cultural, [Rio de Janeiro], v. 6, n. 3, 2011. Disponível em; <http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/vampiros-em-supervisibilidade-um-fenomeno-cultural-em-acao-laura-maria-coutinho-adriana-moellmann/>. Acesso em: 22 set. 2011.
Resumo: Aborda o fenômeno da superexposição do vampiro e analisa como esse acontecimento também leva a uma falta de caracterização desse ser imaginário. Se hoje a imagem do vampiro não se encontra mais nas sombras de um culto cultural, mas, ao contrário, sua imagem encontra-se exposta, isso não quer dizer que se tenha uma idéia mais clara do que sejam os vampiros. Seja nas sombras de uma figura cult, seja na superexposição iluminada de um acontecimento cultural de massa, a imagem não necessariamente se faz mais clara. A falta de luz ou o seu excesso podem representar, igualmente, uma deturpação da imagem. Tampouco essa forma de superexposição significa que se promova uma atenção, uma melhor contemplação que pudesse levar a uma maior compreensão da imagem, mas apenas pode significar que ela sai das sombras para expor-se no plano do visível. Conclui que olhar atentamente a imagem do vampiro hoje é deixá-la nos conduzir e contemplar o que ela evoca. É ter o olhar vazio para conseguir enxergá-la para além da moldura das ideias preconcebidas, do preconceito e dos modismos. É perceber como certo movimento de vida criou-se ao redor dessas narrativas, ofuscando muitas vezes o que elas próprias desejam expressar. É superar um pouco das barreiras criadas pelas classificações de idade e espaço nas obras literárias e cinematográficas. É tentar não ir simplesmente contra o que prevalece, mas buscar novas significações para velhos gestos. É buscar compreender como a imagem se propaga para além do seu direcionamento inicial e se faz presente de muitas formas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: 2011 Revista Z Cultural. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/)
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