http://repositorio.unb.br/handle/10482/9143
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_ElisangelaCaldasBragaCavalcante.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional |
Autor(es): | Cavalcante, Elisângela Caldas Braga |
Orientador(es): | Gastal, Maria Luiza de Araújo |
Assunto: | Educação de jovens e adultos - prisões Cinema - educação Prisioneiros - Brasil |
Data de publicação: | 2-Ago-2011 |
Data de defesa: | 29-Mar-2011 |
Referência: | CAVALCANTE, Elisângela Caldas Braga. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011. |
Resumo: | Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Nas exibições foi observado o interesse dos alunos e a pertinência dos filmes à educação prisional. Após as investigações preliminares, foram escolhidas quatro turmas de 3º Segmento da EJA prisional do DF, com o total de quarenta e sete alunos, para a realização da intervenção, que durou quatro semanas, com encontros uma vez por semana. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e indicam que alunos do grupo investigado consideram filmes úteis ao aprendizado de Biologia nas prisões. O filme estimulou o diálogo e a reflexão, não somente sobre os conteúdos de Biologia, mas também sobre as leituras de mundo desses alunos. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Considering the possibilities and limitations of prison education, this study analyzes the impact of watching a long feature film in the education prison in DF for promoting biology classes based on questioning and dialogue proposed by Paulo Freire. The research was qualitative and the data source was the environment of the classroom in the prison which was initially applied a questionnaire survey, showed long feature movie, short feature movie and documentary. The exhibits showed the students' interest and relation between the movie and prision education. After preliminary investigations, were selected four groups from the 3rd segment of this type of education in prison of DF totalize forty-seven students to make the intervention, which lasted four weeks, with meetings once a week. A questionnaire was given to verify the assessment of students in relation to the use of film for teaching purposes and showed "Gattaca", a long feature movie. After the movie, there was a debate and teaching activities about it. The datas obtained were subjected to content analysis and indicate that students from this group consider the movie useful to learn biology in prisons. Its use also encouraged dialogue and reflection, not only in biology but also in manner of they see the world. The experience presented here suggests that the use of movie in prison education can encourage the teaching of biology, stimulating dialogue on biological subjects, and encourage their perceptions about the world, self-reflection and even moments of personal freedom. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.