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Título: Dança e dissonância : poéticas de esculpir o tempo
Autor(es): Brito, Alessandra Araújo de
Orientador(es): Silva, Soraia Maria
Assunto: Dança
Poesia
Data de publicação: 8-Jul-2011
Referência: BRITO, Alessandra Araújo de. Dança e dissonância: poéticas de esculpir o tempo. 2010. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo propósito é investigar processos composicionais caracterizados pela dissonância, no campo de criação da dança. Busca-se evidenciar que tais processos não estão restritos apenas à relação entre música e movimento, como também podem envolver os demais elementos da cena. Ao colocar em jogo nosso horizonte de percepções e expectativas, as poéticas dissonantes interferem na nossa relação com a realidade, possibilitando o que se pretende definir como uma experiência estética do tempo. Nesse sentido, a pesquisa explora o contraponto, o silêncio, o fluxo, a repetição e a paragem, como poéticas da dissonância, presentes na obra de artistas que são referenciados e destacados como influência para o projeto criativo que se busca delinear. As bases estéticas e conceituais desse projeto são construídas na articulação de uma rede transdisciplinar, que envolve pensadores e artistas do campo da dança, da música, da literatura, do cinema, do teatro, das artes visuais e da filosofia. O projeto se realiza na criação da obra Poema Cênico n° 1: Estudo para o Tempo, peça-fantasia que explora o potencial poético e imagético da dança por meio do diálogo com a land-art de Richard Long. A obra alimenta a pesquisa que, por sua vez, também se nutre dela produzindo um movimento cíclico, seguindo um fluxo que pretende evidenciar como a dança é capaz de realizar uma poesia das imagens-tempo, ao criar paisagens melódicas que, segundo Deleuze, são construídas pelo ritmo produzido pelo contraponto de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is the result of a research whose purpose is to investigate compositional processes characterized by dissonance in the field of creating dance. The aim is to show that such processes are not restricted only to the relationship between music and movement, but may also involve other elements of the scene. By putting at stake our horizon of perceptions and expectations, poetic dissonant interfere in our relationship with reality, providing what could be defined as an aesthetic experience of time. Therefore, the research explores the counterpoint, silence, the flow, repetition and still-acts, as the poetic dissonance present in the work of artists that are referenced and assigned as an influence for the creative project that seeks to outline. The aesthetic and conceptual bases of this project are built in the articulation of a transdisciplinary network, which involves scholars and artists from the fields of Dance, Music, Literature, Cinema, Theater, Visual Arts and Philosophy. The project is implemented within the work Scenic Poem No. 1: Study for the Time, play-fantasy that explores the poetic potential of dance and imagery, through dialogue with the land art of Richard Long. The work feeds the research, which in turn also is nourished by it, producing a cyclical movement, following a stream that aims to show how dance is able to perform a poetry of the time-images, to create melodic landscapes which, according to Deleuze, are constructed by the rhythm produced by the counterpoint of different territories.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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