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Título: Gestos que muito dizem : a comunicação não-verbal entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês)
Autor(es): Rodrigues, Vânia Maria de Albuquerque
Orientador(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Professores e alunos
Comunicação não-verbal
Data de publicação: 7-Jul-2011
Referência: RODRIGUES, Vânia Maria de Albuquerque. Gestos que muito dizem: a comunicação não-verbal entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês). 2010. xv, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo objetiva investigar a comunicação não-verbal que acontece entre professores e alunos em salas de aula de Língua Estrangeira (inglês), assim como verificar a percepção dos participantes desta comunicação como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados foram questionários escritos, observações registradas em notas de campo, entrevistas semi-estruturadas, fotografias e gravações das aulas em áudio e vídeo. Os dados foram coletados em uma instituição particular de ensino de línguas (inglês). Três turmas compostas de alunos de níveis iniciantes no estudo da língua inglesa com idade entre oito e treze anos, fizeram parte deste estudo. Ao realçar a importância da comunicação não-verbal no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês), os resultados desta pesquisa parecem indicar que alunos e professores fazem uma boa leitura da comunicação não-verbal entre eles, pois os gestos, as expressões faciais, o contato visual e a postura são elementos facilitadores na interação professor-aluno. Por meio deste trabalho, espero contribuir para futuros estudos que envolvam esta interação, na qual a comunicação não-verbal entre esses atores sociais tenha papel de destaque. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study is aimed at the investigation of non-verbal communication that is held between teacher and learners in the English as a foreign language classroom. It also intends to examine teacher‘s and learners‘ perceptions as a facilitator in the teaching-learning process. The research has a qualitative and ethnographic approach. Written questionnaires, field observation notes, semi-structured interviews, photos and audio and video recordings of the classes were used to gather and to analyze data during the research. Data was collected in a private language institution and the goal was to investigate the learning process experienced by students in the beginner levels of English instruction. Three groups of beginning students ages eight to thirteen took part in this research. By highlighting the importance of the non-verbal communication in the teaching-learning process, the results of the present study seem to indicate that both teachers and students are aware of the non-verbal communication that goes on between them, for the gestures, facial expressions, eye contact and posture are important components which facilitate the teacher-student interaction. Through this research, I hope to contribute to further studies that involve teacher-learner interaction, in which non-verbal communication plays a significant role.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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