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Título: À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
Autor(es): Oliveira, Hélvio Frank de
Orientador(es): Conceição, Mariney Pereira
Assunto: Idosos
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos
Data de publicação: 5-Jul-2011
Referência: OLIVEIRA, Hélvio Frank de. À flor da (terceira) idade: crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês). 2010. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista investiga crenças e experiências de aprendizagem de língua estrangeira (inglês) de alunos da terceira idade. Quatro alunas idosas de uma escola pública do interior do estado de Goiás, pertencentes ao programa de Educação de Jovens e Adultos, foram participantes desta pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário socioeconômico, narrativas orais, narrativas visuais com explicação dos desenhos, observação de aulas com registro de notas de campo e de diários do pesquisador, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que as experiências e as crenças estão inter-relacionadas, e ambas moldadas nos anos de vida escolar pregressa, cuja representação maior de ensino está associada a métodos tradicionais. Essa referência somada ao contexto público produziu em algumas participantes atitudes passivas em relação ao verdadeiro significado de aprender o idioma. O estudo oferece contribuições para a ampliação de pesquisas relacionadas à terceira idade e à aprendizagem de LE (inglês), fornecendo subsídios para a investigação das crenças e experiências no contexto público de ensino. Apresenta, ainda, implicações acerca do processo de ensino e aprendizagem para turmas que tenham idosos e que necessitam considerar as particularidades inerentes a essa faixa etária. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This qualitative-interpretive case study investigates beliefs and learning experiences of elderly EFL learners. Four elderly female Adult Education students from a public school in the State of Goiás – Brazil – participated in this research. Data were collected through socio-economic questionnaire, oral narratives, visual narratives and their explanations, classroom observation notes, the researcher´s journal, and semi-structured interviews. Results suggest that experiences and beliefs are connected, and both are formed in the early years of school life, with most of the teaching representations being associated with traditional teaching methods. Such references, when combined with the public school environment, produced passive learner behavior in some of the learners regarding the true meaning of learning a language. This research study offers contributions to the expansion of research work related to elderly students and EFL learning, and it offers input for the investigation of beliefs and experiences in public teaching contexts. It also poses implications regarding the teaching and learning process for classrooms with elderly learners, as inherent singularities need to be addressed for this particular age group.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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