Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8871
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GiselleLimaGuimaraes.pdf11,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChauvet, Gilberto Antunes-
dc.contributor.authorGuimarães, Giselle Lima-
dc.date.accessioned2011-07-01T23:52:38Z-
dc.date.available2011-07-01T23:52:38Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.date.submitted2006-08-28-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Giselle Lima. O ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade: um estudo etnográfico de caso. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8871-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.en
dc.description.abstractO presente trabalho investigou os principais motivos, as expectativas e as dificuldades de alunos da terceira idade no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) num centro de idiomas. Além disso, observou-se até que ponto os materiais, metodologias e espaço físico estão adaptados a essa faixa etária. Foi realizado o estudo etnográfico de caso, com base em pressupostos teóricos da Gerontologia Social, Andragogia e Lingüística Aplicada. Os resultados mostraram que os motivos mais comuns são a busca por se manterem intelectual e socialmente ativos e aprender a língua-alvo para a comunicação em viagens e com parentes. A expectativa é a de tornarem-se capazes de se comunicar nas quatro habilidades lingüísticas básicas através de uma metodologia sem cobranças e em ritmo desacelerado. As principais dificuldades têm a ver com problemas físicos relacionados com o envelhecimento, como problemas de visão e audição, pronúncia e ritmo da aula. O pouco que está adaptado é mérito do esforço dos professores que fazem parte de uma área pouco explorada e em desenvolvimento. Também descobrimos que os alunos e os professores têm um conceito positivo de envelhecimento, o que pode contribuir para o sucesso do processo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade : um estudo etnográfico de casoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordIdososen
dc.subject.keywordAndragogiaen
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estudo e ensino - idososen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.