Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chauvet, Gilberto Antunes | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Giselle Lima | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-01T23:52:38Z | - |
dc.date.available | 2011-07-01T23:52:38Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2006-08-28 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Giselle Lima. O ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade: um estudo etnográfico de caso. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8871 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigou os principais motivos, as expectativas e as dificuldades de alunos da terceira idade no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) num centro de idiomas. Além disso, observou-se até que ponto os materiais, metodologias e espaço físico estão adaptados a essa faixa etária. Foi realizado o estudo etnográfico de caso, com base em pressupostos teóricos da Gerontologia Social, Andragogia e Lingüística Aplicada. Os resultados mostraram que os motivos mais comuns são a busca por se manterem intelectual e socialmente ativos e aprender a língua-alvo para a comunicação em viagens e com parentes. A expectativa é a de tornarem-se capazes de se comunicar nas quatro habilidades lingüísticas básicas através de uma metodologia sem cobranças e em ritmo desacelerado. As principais dificuldades têm a ver com problemas físicos relacionados com o envelhecimento, como problemas de visão e audição, pronúncia e ritmo da aula. O pouco que está adaptado é mérito do esforço dos professores que fazem parte de uma área pouco explorada e em desenvolvimento. Também descobrimos que os alunos e os professores têm um conceito positivo de envelhecimento, o que pode contribuir para o sucesso do processo. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade : um estudo etnográfico de caso | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Idosos | en |
dc.subject.keyword | Andragogia | en |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|