Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8741
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FabianadeOliveiraHessel.pdf9,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dinâmica e sucessão dos padrões de uso e cobertura da terra no município de Cocos (Bahia)
Autor(es): Hessel, Fabiana de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Roberto Arnaldo Trancoso
Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Assunto: Sensoriamento remoto
Solo - uso
Data de publicação: 29-Jun-2011
Referência: HESSEL, Fabiana de Oliveira. Dinâmica e sucessão dos padrões de uso e cobertura da terra no município de Cocos (Bahia). 2010. xii, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A necessidade de mapear e monitorar a superfície terrestre sobre uma amplitude de escalas temporais e espaciais é de importância primária na avaliação dos ecossistemas e para o planejamento do desenvolvimento sustentável. Esta dissertação objetiva analisar o processo de sucessão dos padrões de mudanças da paisagem no município de Cocos usando sensoriamento remoto. O município localiza-se na região do Oeste da Bahia onde ocorre uma intensa expansão agrícola e do agronegócio devido às condições ambientais favoráveis com terras planas e estações de chuvas bem definidas. Imagens do sensor ALOS e Landsat 5 são usados para produzir os mapas de uso e cobertura da terra nos anos 1996, 200, 2004 e 2008. A metodologia proposta possui as seguintes etapas: (a) pré-processamento das imagens; (b) classificação do uso e cobertura da Terra por interpretação visual e detecção de mudança usando o método de pós-classificação; (c) análise multitemporal das infra-estruturas; e (d) identificação do seqüenciamento dos padrões relativos à transformação dos ambientes naturais em antrópicos. A agropecuária apresenta uma forte tendência de crescimento ao longo tempo, sendo o principal vetor de alteração da paisagem natural. Observa-se uma trajetória consistente da conversão do Cerrado em áreas agrícolas. A densidade de rodovia alta é um importante indicador do advento da paisagem agrícola. Apesar do município ainda possuir extensas áreas preservadas, as localidades de ocupação agrícola apresentam a completa devastação do Cerrado. Essas mudanças do uso da terra possuem implicações na conservação do Cerrado e no manejo de uma agricultura sustentável.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.