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Título : Revista Sou mais eu da editora Abril da revista impressa para a on-line : um estudo de caso
Autor : Costa, Juliana Duarte de Souza
Orientador(es):: Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto:: Periódicos
Mulheres na comunicação de massa
Periódicos eletrônicos
Análise de conteúdo (Comunicação)
Fecha de publicación : 28-jun-2011
Citación : COSTA, Juliana Duarte de Souza. Revista Sou mais eu da editora Abril da revista impressa para a on-line: um estudo de caso. 2011. 219 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : O objetivo do presente trabalho é localizar e compreender, mediante um estudo de caso, o espaço discursivo de representação da mulher, verificando se, por meio de uma pesquisa qualitativa-quantitativa, o meio on-line da revista Sou mais Eu possui maior interação entre as leitoras e delas com a revista, em relação a sua versão offline. Foram analisadas, também, as matrizes discursivas de representação da mulher existentes no meio on-line, incluindo as suas frequências, permanências e ressonâncias nos comentários das leitoras e redes sociais de mesmo tema. O corpus do presente trabalho é composto por três edições da revista off-line Sou mais Eu do mês de maio de 2010, edições 181, 182 e 183, e três edições das revistas off-line do mês de junho de 2010, edições 185, 186 e 187, totalizando seis edições. Na versão on-line, foram definidos os dias 7, 13 e 17 do mês de junho de 2010 para sua verificação, em horários distintos, até a data da edição de número 187 (17 de junho de 2010). Assim, foi possível analisar comparativamente a estrutura da revista nos dois meios, abarcando-se o título, subtítulo, imagem e legenda publicados em cada matéria. Avaliou-se de que forma o conteúdo foi transposto para o meio on-line, identificando-se a participação das leitoras no hipertexto formado em cada uma das matérias. O estudo foi empreendido pela análise do contexto, pela análise de conteúdo das matérias publicadas simultaneamente nas duas versões da revista, pela análise de ambos suportes e pela análise do discurso de representação da mulher. Destacam-se, entre as principais matrizes, o culto ao corpo, o sentimento de culpa e a necessidade de aceitação, que se entrelaçam nos comentários espontâneos das leitoras no ciberespaço. O estudo da representação da mulher na imprensa feminina foi importante para compreender de que forma as transformações e atualizações aconteceram no decorrer das décadas e de que forma se estabeleceram em uma publicação feminina popular brasileira. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of this work is locating and understanding, through a case study, the discursive space of representation of women, verifying if, through a qualitative and quantitative research, the online medium of the Sou mais Eu magazine has an increased interaction among female readers and if there is an increased interaction of readers with its offline version. There were also analyzed the discursive matrixes of representation of women existing in the online medium, including frequency, permanence and resonance in comments from readers and social networks on the same topic. The corpus of this work consists of three issues of the offline magazine Sou mais Eu of May 2010, Issues 181, 182, 183, and three issues of the offline version of the magazine of June 2010, issues 185, 186 and 187, totaling six issues. In the online version, there were established the days 7, 13 and 17 of June 2010 for verification, at different times, until the date of issue 187 (June 17, 2010). Thus, it was possible to analyze comparatively the structure of the magazine in both media, covering title, subtitle, images and captions published in each article. It was assessed how the content was incorporated into the online medium, identifying the participation of readers in the hypertext formed in each of the articles. The study was undertaken through the context analysis; the content analysis of articles published simultaneously in the two versions of the magazine, of analysis of both media and the discourse analysis of representation of women identified. Stand out among the main matrixes the cult of the body, feelings of guilt and need for acceptance, which are intertwined in spontaneous comments from female readers in the cyberspace. The study of representations of women in women's press was important to understand how changes and upgrades happened over the decades and how they were established in a Brazilian popular female publication.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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