Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8573
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AntonioFranciscoMoreiraNeto.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurgos, Maria de Fátima Borges-
dc.contributor.authorMoreira Neto, Antonio Francisco-
dc.date.accessioned2011-06-21T22:18:21Z-
dc.date.available2011-06-21T22:18:21Z-
dc.date.issued2011-06-21-
dc.date.submitted2010-10-29-
dc.identifier.citationMOREIRA NETO, Antonio Francisco. Software (livre) na arte computacional. 2010. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8573-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2010.en
dc.description.abstractNo decorrer da pesquisa teórica que resultou na presente dissertação intitulada Software [livre] na arte computacional, investigou-se as diferentes possibilidades que o artista tem para desenvolver seu processo criativo por meio do uso do software. Consideramos que foi a partir do interesse de artistas nacionais e internacionais pela computação e pelas tecnologias do século 20, que houve uma alinhamento da proposta poética com as novas invenções e descobertas tecnológicas, proporcionando o surgimento da arte computacional. Decidiu-se por fazer um recorte significativo, escolhendo um número limitado de artistas ou grupos de pesquisa que representasse a poética e o processo criativo na arte computacional. Optou-se pelo estudo da arte computacional e de seus desdobramentos que necessariamente passam pelo hardware e pelo software. Buscou-se no artista-programador apresentar a produção artística e o processo criativo vinculados ao uso de softwares, sejam softwares proprietários, e/ou softwares livres. Conceitua-se o artista-programador como aquele que se empenha em tornar o software que desenvolve, ou que recicla, parte do processo de criação de seus trabalhos artísticos. Aborda-se a possibilidade que o artista computacional tem em optar seguir duas linhas. Pode tornar-se um artista empreendedor, que não programa, mas que agencia, coordena, pensa o processo criativo do grupo e estabelece as conexões necessárias ao desenvolvimento das propostas artísticas apresentadas pelo grupo sob sua coordenação. Outra opção é tornar-se um artista multitarefa, que é aquele artista que tendo perfil de artista programador, opta por também investir na coordenação de grupos multidisciplinares. De qualquer forma, ressaltam-se, no decorrer desta dissertação, que o perfil do artistaprogramador pesa no trabalho da equipe multidisciplinar por conhecer da arte e da tecnologia computacional, suas limitações e suas possibilidades. Concluímos a dissertação abrindo caminho para a continuação da pesquisa teórica no doutorado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn the course of theoretical research that resulted in this dissertation is entitled [Free] software in the computer art, we investigate the various possibilities that the artist has to develop their creative process through the use of software. We believe that it was from the interest of national and international artists for the computing and the technologies of the 20th century, there was an alignment of poetic proposal with new inventions and technological breakthroughs, providing the emergence of computer art. We decided to make a significant cut, choosing a limited number of artists or research groups that represent the poetic and the creative process in the computer art. We chose the study of art computing and its consequences that are necessarily by hardware and software, we tried to present the artistprogrammer to produce artistic and creative process associated with the use of software, proprietary software, and / or free software . We are conceptualized as the artist-programmer who is trying to make the software it develops, or that recycles part of the process of creating their artwork. We discuss the possibility that the artist has to choose computational following two lines. It can become an artist entrepreneur who does not program, but that agency, coordinates, thinks the group's creative process and establishing the necessary connections to the artistic development of the proposals submitted by the group under his direction. Another option is to become an artist multitasking, which is one artist with artist profile programmer, also chooses to invest in coordinating multidisciplinary groups. Anyway, we emphasize in the course of this work, the profile of the artist-programmer weighs in multidisciplinary team work and to know the art of computer technology, its limitations and its possibilities. We conclude the dissertation paving the way for further theoretical research on the doctorate.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSoftware (livre) na arte computacionalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte por computadoren
dc.subject.keywordSoftware livreen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.