Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8488
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CarlosAlexandreBarbozaPlíniodosSantos.pdf10,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWoortmann, Ellen Fensterseifer-
dc.contributor.authorSantos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos-
dc.date.accessioned2011-06-20T18:55:53Z-
dc.date.available2011-06-20T18:55:53Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.date.submitted2010-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos. Fiéis descendentes: redes-irmandades na pós-abolição entre as comunidades negras rurais sul-matogrossenses. 2010, 477 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8488-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, 2010.en
dc.description.abstractNessa tese abordo parte da história das comunidades negras rurais e rurbanas quilombolas do Mato Grosso do Sul, sob a perspectiva do campesinato e da memória dos idosos dessas comunidades. Demonstro as interações que ocorreram entre ex-escravos da região sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) com ex-escravos migrantes das fazendas escravocratas do Triângulo Mineiro e do sul do estado de Goiás. Essas interações provocaram o nascimento do que denomino de Irmandade, que uniu seus membros com o objetivo comum de realizar o “projeto camponês” e que pode ser resumido na tríade terra, família e trabalho. Essas categorias nucleantes, centrais para o campesinato, estão diretamente conectadas à reprodução social do campesinato. Procuro evidenciar também que os membros das Irmandades formaram intrínsecas interações (políticas, socioeconômicas e culturais), as quais denominei de rede-irmandade. O foco dessa rede era o de ajuda e apoio mútuo, além da preservação e acesso à terra, ou seja, o projeto de reprodução social camponês. A constituição das redes-irmandades possibilitou que uma família pudesse, por meio de seus descendentes, fundar e/ou ajudar a fundar outras comunidades negras rurais. Trabalho com a ideia de que essas redes estão centradas no movimento e na conexão, interligando territorialidades espacialmente descontínuas, porém intensamente conectadas e articuladas entre si. As migrações de ex-escravos, a formação de suas redes-irmandades e a luta atual das comunidades negras rurais e rurbanas quilombolas estão inteiramente atreladas ao “projeto camponês”. A terra, enquanto categoria nucleante, continua a organizar as comunidades negras rurais, porém ela resignificou a luta, que era baseada somente no parentesco e no compadrio, e atualmente está baseada também no campo político, representada pelo Movimento Quilombola e pelo Movimento Negro. Atualmente, como foi no passado, as comunidades negras rurais quilombolas, ao reivindicarem a regularização fundiária de suas terras, têm, como foco principal, a concretização do “projeto camponês”. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn this thesis I discuss part of the history of rural black communities and maroon rurban of Mato Grosso do Sul, from the perspective of the peasantry and the memory of the elderly in these communities. Here I demonstrate the interactions that occurred among former slaves in the southern region of Mato Grosso (currently named Mato Grosso do Sul) with migrant ex-slaves of the slave plantations of Minas Triangle and the southern state of Goias. These interactions led to the birth of what I call “Brotherhood”, which united its members with the common goal of achieving the “peasant project”; such a project can be summarized in the triad, land, family and work. These nucleant categories, central to the peasantry, are directly connected to the social reproduction of the peasantry. I also look for evidence that members of the Brotherhood formed intrinsic interactions (political, socioeconomic and cultural), which I termed “network-fellowship”. The focus of this network was help and mutual support, preservation and access to land, which means the design of peasant social reproduction. The formation of network-enabled brotherhoods that a family could, through their descendants, establish and / or help to found other rural black communities. I work with the idea that these networks are focused on the movement and connection, linking territorialities spatially discontinuous but closely connected and coordinated with each other. The migration of former slaves, the formation of their networks, sororities and the struggle of black communities of this rural rurban and maroon, are entirely tied to “project peasant”. The land, as a category nucleation, continues to organize the rural black communities, but reframed the fight, which was based solely on kinship and patronage, and is currently also based on the political field, represented by the Maroon Movement and the Black Movement. And nowadays, as in the past, maroon rural black communities, to claim the regularization of their lands, have as their main focus the implementation of “Project Peasant”.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFiéis descendentes : redes-irmandades na pós-abolição entre as comunidades negras rurais sul-matogrossensesen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEtnologia - identidade racialen
dc.subject.keywordNegros - religiãoen
dc.subject.keywordQuilombos - memória coletivaen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.