Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8466
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Chris_Alves_da_Silva_2010.pdf760,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorSilva, Chris Alves da-
dc.date.accessioned2011-06-20T12:15:13Z-
dc.date.available2011-06-20T12:15:13Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.date.submitted2010-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Chris Alves da. Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8466-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.en
dc.description.abstractEm um momento em que a sociedade procura se integrar às novas tecnologias de informação, comunicação e expressão, este estudo teve como objetivo principal compreender a relação entre crianças e computadores considerando o uso da informática na prática docente dos professores de educação infantil do Distrito Federal, por meio da análise de situações em que o computador é empregado, da identificação de sua inserção nas rotinas de trabalho e da abordagem das posturas dos professores. Para tanto, em um primeiro momento, foram realizados estudos teóricos sobre a educação infantil, a informática educativa e o uso dos computadores pelos professores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas, com professores, nas quais se pôde identificar posturas profissionais que caminham na linha tênue entre querer aprender a utilizar o computador na educação infantil e crenças de incapacidade quanto a utilizar tal recurso em sua prática pedagógica. Os professores revelaram insatisfações em relação ao uso do computador que demonstram o desejo de superar suas limitações pedagógicas, impactando, assim, suas práticas pedagógicas e formando redes de aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn a time that society seeks to integrate new informational, communication and expression technologies, this study aimed to understand the relationship between children and computers considering the use of computers in pedagogical practices of early childhood education at Distrito Federal, Brazil. Specifically, this study aimed to analyze the situations of computer use, identifying its insertion in work routines and the teachers’ attitudes regarding their use. Therefore, at first, were conduct theoretical studies about early childhood education, computer education and use of computers by teachers. Subsequently, were conduct interviews with teachers, from which it was possible to identify professional attitudes that highlight a thin line between the motivation to learn to use the computer and the beliefs regarding the inability to use this feature in their teaching practices. The interviewed teachers reported dissatisfaction related to computer use that demonstrates the desire to overcome their pedagogical limitations, so that actually impacting their teaching practice and forming networks of learning.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCrianças e computadores : um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãoen
dc.subject.keywordInformáticaen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.