Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8349
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JamesLewisGormanJunior.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorGorman Junior, James Lewis-
dc.date.accessioned2011-06-14T13:32:19Z-
dc.date.available2011-06-14T13:32:19Z-
dc.date.issued2011-06-14-
dc.date.submitted2010-09-29-
dc.identifier.citationGORMAN JUNIOR, James Lewis. Eles não usam black-tie : da profecia cênica ao documentário fílmico. 2010. 217 f., il. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8349-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.en
dc.description.abstractA partir de um panorama histórico-teatral, este trabalho analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que o texto de Guarnieri, que inaugura tardiamente o protagonismo da classe operária brasileira em nossa dramaturgia, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, sofre significativas mudanças, ditadas pelos momentos diversos de nossa história política. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractFrom a historical and theatrical panorama, this works analyses comparatively the play Eles não usam Black-tie, by Gianfrancesco Guarnieri (1958) and the homonym movie (1981) with the direction of Leon Hirszman. Demonstrated that Guarnieri text, opening late in the leadership of the Brazilian working class in our drama, in transposing theatrical language to cinematic language, undergoes significant changes, dictated by the different moments of our political history. Thus, we see how, from our aesthetic matters, we understand our historical development.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEles não usam black-tie : da profecia cênica ao documentário fílmicoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTeatro (Literatura)en
dc.subject.keywordCinema e literaturaen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.