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2010_DelmarFerreiraRezende.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorWeiss, Joseph Sanson-
dc.contributor.authorRezende, Delmar Ferreira-
dc.date.accessioned2011-06-08T14:08:38Z-
dc.date.available2011-06-08T14:08:38Z-
dc.date.issued2011-06-08-
dc.date.submitted2010-09-24-
dc.identifier.citationREZENDE, Delmar Ferreira. Conquistas comunitárias da gestão participativa na educação do campo : o caso da escola do sertão na Chapada dos Veadeiros - GO. 2010. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8292-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.en
dc.description.abstractA pesquisa realizada na Escola do Sertão e comunidade rural sertaneja do município de Alto Paraíso de Goiás objetivou uma avaliação a respeito do processo de Gestão Participativa e do Desenvolvimento Comunitário obtido na região por intermédio da referida instituição escolar. A não aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no que se refere às especificidades da educação camponesa resulta na desvalorização e no esvaziamento do campo. A escolha da Etnopesquisa crítica como metodologia de investigação partiu do entendimento de que, o contexto e o momento histórico transcende a informação fria dos fatos extraídos daquela realidade. Verificou-se que a Gestão Participativa escolar, em consonância com a legislação, permitiu o expressivo desenvolvimento da localidade através da prestação dos principais serviços básicos à população. A análise documental bem como a realidade vivenciada pelos atores sociais permitiu concluir ainda que, dependendo do modo de gerenciamento dos conflitos locais, a Gestão Participativa é um fator preponderante para o estabelecimento de um desenvolvimento com sustentabilidade, mais justo e solidário tanto para a gerações presentes quanto para as gerações futuras.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConquistas comunitárias da gestão participativa na educação do campo : o caso da escola do sertão na Chapada dos Veadeiros - GOen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação ruralen
dc.subject.keywordDesenvolvimento ruralen
dc.subject.keywordEducação comunitáriaen
dc.description.abstract1This research conducted at the School of the Wild, a backwoods rural community of Alto Paraiso de Goias, is an evaluation of the process of Participatory Management and Community Development achieved in the region obtained by this the educational institution. The failure to apply the Education Directives Law regarding peasant education leads to the undervaluating and emptying of rural life. The choice of critical Ethnographic research as methodology is based on the understanding that the context and historical moment transcends the information extracted from that cold facts of reality. The study found participatory school management, consistent with existing laws, can lead to expressive local development, through key basic public services and the return of alumni to the community. Document analysis and social actor participation also leads one to conclude that, depending upon local conflict management, Participatory Management is a preponderant factor in achieving a more just sustainable development with solidarity to present and future generations.en
dc.description.abstract2La investigación llevada a cabo en la Escuela “do Sertão” y su comunidad rural de la municipalidad de Alto Paraíso de Goiás tuvo el objetivo de evaluar el proceso de gestión participativa e del Desarrollo Comunitario en la región obtenida a través de esta institución educativa. La no aplicación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación en cuanto a especificidades de la educación campesina se refere resulta en la desvaluación y esvaziamiento del agro. La escoja de la etnoinvestigación crítica como metodología partió de la comprensión de que el contexto y el momento histórico transciende la información fría de los hechos de aquella realidad. Verificose que la gestión participativa educativa, en consonancia com la legislación, permitió un desarrollo local de mucha expresión a través del suministro de los principales servicios básicos a la comunidad. El análisis de documentos bien como la realidad vivida por los actores sociales permitió concluir aún que, dependiendo de la forma de administración de los conflictos locales, la Gestión Participativa es un factor preponderante para el estabelecimiento de un desarrollo con sostenibilidad, más justo y solidario para las generaciones presentes como también generaciones futuras.es
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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