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Título: A mediação social como instrumento de participação para a realização da cidadania
Autor(es): Beleza, Flávia Tavares
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Mediação social
Participação
Cidadania
Data de publicação: 2-Jun-2011
Referência: BELEZA, Flávia Tavares. A mediação social como instrumento de participação para a realização da cidadania. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho trata da mediação social como instrumento de participação capaz de promover a realização da cidadania, investigando a sua função de tecer e restabelecer os laços sociais, tornar os sujeitos conscientes de seus direitos e deveres e mais solidários. Para alcançar os objetivos, tendo em vista os parâmetros estabelecidos pelo conceito, foram investigadas as funções política e pedagógica da mediação social. Quanto à dimensão política da mediação social, foi investigado o processo participativo que envolve a mediação social e o papel do mediador social dentro do contexto da dominação histórica. Em relação à dimensão pedagógica, foram estudadas as funções dialógica, participativa e pacificadora da mediação social, onde foram ressaltados o valor da palavra dos moradores da cidade, a importância da participação do mediador na escolha dos temas geradores no processo de mediação e a função de desvelar a realidade e o conflito da mediação. A investigação adota a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com enfoque dialético histórico-estrutural, utilizando o estudo de caso como técnica de pesquisa. Foi alvo da análise o caso das mães de crianças especiais de Águas Lindas de Goiás, cuja mediação foi promovida pelo Programa Justiça Comunitária do Distrito Federal, vinculado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A entrevista semiestruturada constitui-se em principal técnica de coleta de dados. A hipótese levantada, (mediação social como instrumento de participação capaz de promover a realização da cidadania) foi parcialmente confirmada, uma vez que o potencial participativo contido no processo de mediação foi avaliado como positivo, tendo em vista a postura de compromisso com a luta por direitos assumida pelas representantes das mães de crianças especiais de Águas Lindas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study presents social mediation as an instrument of participation able to promote citizenship, investigating its function of weaving and re-establishing social bonds, as well as making individuals more solidary and aware of their rights and duties. Political and pedagogical functions of social mediation were investigated in order to achieve the objectives, observing the parameters established by the concept. The former involved the investigation of the participation process which involves social mediation and mediator’s role in historical domination context. The latter concerned dialogic, participative and pacifying functions of social mediation, evidencing the value of the citizen’s word, the importance of mediator participation on choosing the original matters to be discussed in mediation process and on uncovering reality and the mediation conflict. The investigation adopted an explorative qualitative research, with dialectical and historic-structural focus, using case study as research technique. The central analysis was made on mothers of special children in Águas Lindas de Goiás (Brazil). Their mediation process was promoted by the Programa Justiça Comunitária (Communitarian Justice Programme), in partnership with the Justice Court of Federal District and territories, in Federal District. The main strategy of data collection consisted on semistructured interviews. The proposed hypothesis - social mediation as an instrument of participation able to promote citizenship - was partially confirmed, since the potential of participation created by mediation process was positively evaluated, and since the representatives of mothers of special children of Águas Lindas were committed with fighting for their rights. Key-words: social mediation, participation, citizenship.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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