Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8166
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GabrielaSousadeMeloMieto.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
dc.contributor.authorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.date.accessioned2011-06-02T13:14:48Z-
dc.date.available2011-06-02T13:14:48Z-
dc.date.issued2011-06-02-
dc.date.submitted2010-08-
dc.identifier.citationMIETO, Gabriela Sousa de Melo. Virtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2010. 176 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8166-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.en
dc.description.abstractNeste trabalho, nosso objetivo foi analisar os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão, a reflexividade sobre sua própria ação e a relevância da atividade da brincadeira no processo de inclusão educacional, analisando os valores e estratégias pedagógicas indicadores do fazer pedagógico virtuoso de professoras dos primeiros anos da educação básica. Seguindo o referencial teórico da Psicologia Cultural, com ênfase nas relações entre Desenvolvimento Humano e Dialogismo, elaboramos duas suposições: os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão indicam valores que direcionam o desenvolvimento de práticas virtuosas no contexto da educação inclusiva; os significados direcionados para a virtuosidade vinculam-se à concepção que professores têm de si mesmos e à reflexividade para a própria ação em diferentes níveis. Defendemos a tese de que na construção e reflexividade dos significados dos professores, as práticas virtuosas na inclusão de alunos com deficiência intelectual, nos primeiros anos do ensino fundamental, são direcionadas por valores e estratégias pedagógicas que indicam fruição da imaginação, representação de papéis sociais e a função pedagógica da atividade da brincadeira. Utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa, a partir da Grounded Theory (Teoria com Chão), relacionada aos pressupostos do dialogismo quanto à atenção às negociações e embates existentes entre as múltiplas vozes do contexto, revelando tensões dialéticas. Priorizamos as entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas professoras, com questões autobiográficas e narrativas, gravadas em áudio. As entrevistas foram submetidas à análise da conversação adaptada à Psicologia e à análise dialógica temática, que possibilitou a construção de Mapas Semânticos compostos por enunciados indicativos dos posicionamentos destas participantes em relação aos temas identificados (Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores, Práticas Pedagógicas Atuais, Papel do Professor, Tensão e Expectativas) e a forma como, singularmente, constroem sentidos a respeito destas temáticas. A observação, o grupo-focal e a elaboração do diário da pesquisadora, ampliaram a compreensão do contexto investigado. Os principais indicadores de virtuosidade encontrados foram: concepção de desenvolvimento humano, relacionado aos significados de interação social/determinismo biológico; concepção da criança com deficiência intelectual, composta por significados como mediação cultural/medidas de inteligência; crença na agencialidade dos alunos, cujos significados enunciados relacionam-se à responsividade/ação restrita a atos sem intencionalidade; níveis de reflexividade do professor; concepções sobre os usos e funções da atividade da brincadeira no contexto educacional, que demonstram o surgimento de funções indutoras de condições diferenciadas de socialização, permitindo mudanças na qualidade da inclusão, tendendo a práticas virtuosas/continuidade de práticas restritas à função pedagógica, com reprodução de atividades centradas em aplicação de técnicas. Estes indicadores relacionam-se mutuamente na construção de práticas pedagógicas virtuosas. Resultados sugerem que a maneira como o professor utiliza e medeia as atividades de brincadeira como estratégia pedagógica nos contextos escolares de inclusão é indicativa de sua virtuosidade. Observamos que os níveis de reflexividade do professor influenciarão a sua forma de ousar no uso inovador das ferramentas ao seu dispor com ênfase no desencadeamento de novas funções do/a brinquedo/brincadeira mais do que na preocupação com a modificação somente do uso técnico dessa atividade mediadora, mas, sobretudo como signo mediador transformador favorecedor de interações entre as crianças incluídas e seus pares e portanto dos processos de desenvolvimento em questão.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVirtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectualen
dc.title.alternativeTeacher's virtues in the educational inclusion process of children with intellectual deficiencyen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordPsicologia do desenvolvimentoen
dc.subject.keywordCrianças mentalmente deficientesen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.