Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
dc.contributor.author | Mieto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T13:14:48Z | - |
dc.date.available | 2011-06-02T13:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2010-08 | - |
dc.identifier.citation | MIETO, Gabriela Sousa de Melo. Virtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2010. 176 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8166 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010. | en |
dc.description.abstract | Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão, a reflexividade sobre sua própria ação e a relevância da atividade da brincadeira no processo de inclusão educacional, analisando os valores e estratégias pedagógicas indicadores do fazer pedagógico virtuoso de professoras dos primeiros anos da educação básica. Seguindo o referencial teórico da Psicologia Cultural, com ênfase nas relações entre Desenvolvimento Humano e Dialogismo, elaboramos duas suposições: os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão indicam valores que direcionam o desenvolvimento de práticas virtuosas no contexto da educação inclusiva; os significados direcionados para a virtuosidade vinculam-se à concepção que professores têm de si mesmos e à reflexividade para a própria ação em diferentes níveis. Defendemos a tese de que na construção e reflexividade dos significados dos professores, as práticas virtuosas na inclusão de alunos com deficiência intelectual, nos primeiros anos do ensino fundamental, são direcionadas por valores e estratégias pedagógicas que indicam fruição da imaginação, representação de papéis sociais e a função pedagógica da atividade da brincadeira. Utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa, a partir da Grounded Theory (Teoria com Chão), relacionada aos pressupostos do dialogismo quanto à atenção às negociações e embates existentes entre as múltiplas vozes do contexto, revelando tensões dialéticas. Priorizamos as entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas professoras, com questões autobiográficas e narrativas, gravadas em áudio. As entrevistas foram submetidas à análise da conversação adaptada à Psicologia e à análise dialógica temática, que possibilitou a construção de Mapas Semânticos compostos por enunciados indicativos dos posicionamentos destas participantes em relação aos temas identificados (Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores, Práticas Pedagógicas Atuais, Papel do Professor, Tensão e Expectativas) e a forma como, singularmente, constroem sentidos a respeito destas temáticas. A observação, o grupo-focal e a elaboração do diário da pesquisadora, ampliaram a compreensão do contexto investigado. Os principais indicadores de virtuosidade encontrados foram: concepção de desenvolvimento humano, relacionado aos significados de interação social/determinismo biológico; concepção da criança com deficiência intelectual, composta por significados como mediação cultural/medidas de inteligência; crença na agencialidade dos alunos, cujos significados enunciados relacionam-se à responsividade/ação restrita a atos sem intencionalidade; níveis de reflexividade do professor; concepções sobre os usos e funções da atividade da brincadeira no contexto educacional, que demonstram o surgimento de funções indutoras de condições diferenciadas de socialização, permitindo mudanças na qualidade da inclusão, tendendo a práticas virtuosas/continuidade de práticas restritas à função pedagógica, com reprodução de atividades centradas em aplicação de técnicas. Estes indicadores relacionam-se mutuamente na construção de práticas pedagógicas virtuosas. Resultados sugerem que a maneira como o professor utiliza e medeia as atividades de brincadeira como estratégia pedagógica nos contextos escolares de inclusão é indicativa de sua virtuosidade. Observamos que os níveis de reflexividade do professor influenciarão a sua forma de ousar no uso inovador das ferramentas ao seu dispor com ênfase no desencadeamento de novas funções do/a brinquedo/brincadeira mais do que na preocupação com a modificação somente do uso técnico dessa atividade mediadora, mas, sobretudo como signo mediador transformador favorecedor de interações entre as crianças incluídas e seus pares e portanto dos processos de desenvolvimento em questão. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Virtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual | en |
dc.title.alternative | Teacher's virtues in the educational inclusion process of children with intellectual deficiency | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Psicologia do desenvolvimento | en |
dc.subject.keyword | Crianças mentalmente deficientes | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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