Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8127
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoEficienteAgua.pdf80,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso eficiente da água : uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da agropecuária
Outros títulos: Utilización eficiente de água : una contribución para el desarrollo agropecuário sustentable
Autor(es): Faggion, Francisco
Oliveira, Carlos Alberto da Silva
Christofidis, Demétrios
Assunto: Irrigação agrícola
Água - conservação
Água - uso
Data de publicação: Jan-2009
Referência: FAGGION, Francisco, OLIVEIRA, Carlos Alberto da Silva, CHRISTOFIDIS, Demétrios. Uso eficiente da água: uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias, Guarapuava, v. 2, n. 1, p. 187-190, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://revistas.unicentro.br/index.php/repaa/article/view/446/606>. Acesso em: 30 maio 2011.
Resumo: Na maioria das áreas agrícolas irrigadas o volume de água utilizado é superior ao realmente necessário para a produção satisfatória de alimentos. A eficiência no uso da água pode auxiliar na resolução dos problemas de escassez, diminuir conflitos entre usuários e aumentar, estabilizar e garantir a produção. Este trabalho mostra possíveis alternativas para o uso eficiente da água na agropecuária baseado em diretrizes desenvolvidas na Europa e Estados Unidos, procurando estabelecer critérios de uso adequado para as condições brasileiras. Após um processo de consultas participativo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos foram publicadas diretrizes com orientações como a utilização de métodos de irrigação com menores desperdícios. As diretrizes indicam soluções tecnológicas e gerenciais como a utilização de sistemas de medição, informação e controle, programação da irrigação, aperfeiçoamento das técnicas de irrigação, adequação da gestão da rega de acordo com o clima, manejo do solo e das espécies cultivadas e a utilização de plantas de cobertura. Existem soluções tecnológicas e gerenciais que podem contribuir para o uso e7ciente e a otimização da utilização da água na agricultura irrigada no Brasil. Para a aplicação dessas soluções há a necessidade de avaliar o potencial de melhoria e estabelecer metas para os próximos anos. _________________________________________________________________________________________________________ RESÚMEN
En la mayoria de las áreas agrícolas irrigadas, observamos que el volúmen de água utilizado és superior al necesário para la producción satisfactória de los alimentos. La utilización eficiente del agua podrá contribuir para solucionar problemas de escasés , reduzir los con9ictos entre los usuários y aumentar, estabilizar y garantir la producción.. este trabajo muestra alternativas posibles para el uso con eficiencia del agua en el sistema agropecuário, bseado en experiencias desarrolladas en Europa y Estados Unidos , que buscan establecer critérios adecuados a la realidad brasileña. Luego de estudios participativos tanto en Europa cuanto en los Estados Unidos fueron publicadas Directrizes con orientaciones para utilizar métodos de irrigación con reducción del desperdício, indicando tecnologias y formas de gerenciamiento baseados en la medición, información y el control, irrigación programada, modernización de las técnicas de irrigación; adecuación de las técnicas de irrigación de acuerdo con el clima; técnicas de manejo del suelo y de las espécies cultivadas y utilización de plantas de cobertura. Existen soluciones tecnológicas y gerenciales que pueden contribuyir para el uso eficiente y la optimización del uso del agua en la agricultura irrigada del Brasil. Para aplicar las técnicas y los métodos propuestos es necesário que se haga un levantamiento de lapotencialidad del cambio y de las mejoras que esas soluciones proponen para nuestro território.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons