Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8096
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolaPublicaEscolaParticular.pdf175,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
Outros títulos: Public and private school : resemblances between two educational predicaments
Escuela pública e escuela particular : similitudes entre dos retos educacionales
Autor(es): Demo, Pedro
Assunto: Escolas públicas
Escolas particulares
Aprendizagem
Professores
Data de publicação: Abr-2007
Referência: DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 181-206, abr./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a02v1555.pdf>. Acesso em: 18 maio 2011. doi: 10.1590/S0104-40362007000200002.
Resumo: A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The distance between public and private school in Brazil is considerable, having the private school the advantage. Nevertheless we perceive crisis signals also in the private school, whose performance has been falling in the last years, especially in 2005. What most calls our attention is that this decadence is greater in more developed regions and in mathematics. We suggest that the main reason would be instruccionism in both systems, since they share the same educational politics and the same teachers. The greater difference is possibly that private school is managed by private initiative with market and parents pressure: it follows that its performance, although not acceptable, is higher. We also suggest that the most promising initiative to overcome this predicament would be to bet on teacher, caring systematically of his permanent formation, within the premise that, if the teacher learns well, the student could do it as well. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
La distancia entre escuela pública y particular en Brasil es considerable, en favor de la escuela particular. Entretanto, es posible percibir señales de crisis también en la escuela particular, cuyo desempeño bajó en los últimos años, en especial en 2005. Lo que más llama la atención es que esta queda es mayor en regiones más desarrolladas e en matemática. Se hace la sugerencia de que a razón principal sería el instrucionismo común a ambos los sistemas, tomando en cuenta que se trata de la misma política educacional y de los mismos maestros. La diferencia mayor posiblemente es que la escuela particular é gerenciala pela iniciativa privada con base en la presión del mercado y de los padres de los estudiantes, de lo que sigue que su desempeño, mismo no siendo aceptable, es más elevado. Se hace también la sugerencia de que la iniciativa más favorable para superar este problema sería apostar en el maestro, cuidando sistemáticamente de su formación permanente, dentro de la premisa de que, si el maestro aprende bien, el estudiante lo podría hacer también.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons