Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8091
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_PatriciodeLavenereBastos.pdf870,54 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontandon, Maria Isabel-
dc.contributor.authorBastos, Patricio de Lavenère-
dc.date.accessioned2011-05-30T13:40:09Z-
dc.date.available2011-05-30T13:40:09Z-
dc.date.issued2011-05-30-
dc.date.submitted2010-08-31-
dc.identifier.citationBASTOS, Patricio de Lavenère. Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8091-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da trajetória de formação de bateristas, do informal ao formal, e teve como objetivo identificar o que os leva a buscar uma instituição escolar, o que eles aprendem fora e dentro da escola, e como articulam essas aprendizagens em sua formação e atuação como bateristas. Um estudo de entrevistas (GIL, 2008; ROSA e ARNOLDI, 2006; LAVILLE e DIONNE, 1999; RUQUOY, em ALBARELO, et al., 1997) foi realizado com três bateristas, estudantes do nível técnico da Escola de Música de Brasília. Tradicionalmente, a aprendizagem deste instrumento ocorre fora da escola, por meio da imitação auditiva e visual, da tentativa e erro, da inserção em grupos musicais, e com o apoio da tecnologia (GREEN, 2001 e 2002; MARQUES, 2006; PAIVA, 2004; GOHN, 2002; MEIRELLES, 2004). No entanto, quando tomam a decisão de se profissionalizarem, estes bateristas procuram a educação não-formal e a educação formal (SCHUGURENSKY, 2000; LIVINGSTONE, 2000; LIBÂNEO, 2005; GOHN, 2001) em busca de uma “formação completa”. Resultados indicaram também que os estudantes tendem a super valorizar a educação formal e suas características – tais como a escolha dos conteúdos, a sistematização do programa, e as metodologias usadas, assim como, o professor e baterista como modelos – em detrimento das formas de se aprender fora da escola, embora reconheçam que há conhecimentos e habilidades próprios do mundo fora da escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research examines informal and formal aspects related to the education of drummers within the realm of a technical level music school. In this context, I try to identify the reasons that lead these musicians (drummers) to engage in music schools programs. Furthermore, I examine the articulation done by these drummers between the contents learned outside the school with those learned within the school in relation to their personal musicianship and their work as instrumentalists. An interview study was applied to a group of three drummers of Escola de Musica de Brasília. In a traditional fashion, the drums learning occurs outside the realm of school through aural and visual imitation in a trial and error basis, usually taking part in musical groups and with the support of technology. Nevertheless, these musicians, when striving to become professionals, search for non-formal, as well, for formal education in pursuit of a complete training. The results of this project indicates that the students have a tendency to over rate the formal education and its features such as the choice of contents, a systematized program, the methodologies used, as well, in considering the teacher as a model, contrary to the learning systems outside the school, although they acknowledge the existence of specific knowledge and skills particular to the world outside the school.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTrajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.subject.keywordInstrumentos musicaisen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8091/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.