http://repositorio.unb.br/handle/10482/8007
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ARTIGO_PerspectivaSistemicaClinicaFamilia.pdf | 341,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A perspectiva sistêmica para a Clínica da Família |
Otros títulos : | The systemic perspective for Family Clinic |
Autor : | Costa, Liana Fortunato |
Assunto:: | Família - aspectos psicológicos Psicoterapia familiar Psicologia clínica |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | COSTA, Liana Fortunato. A perspectiva sistêmica para a Clínica da Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. especial, p. 95-104, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a08v26ns.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2011. doi: 10.1590/S0102-37722010000500008. |
Resumen : | O presente texto tem por objetivo traçar uma breve trajetória teórica, conceitual, empírica e tecnológica do estudo da família na perspectiva sistêmica e apontar a consequente proposta de intervenções para a clínica da família. Apresentamos as diferentes Escolas de Terapia Familiar, desde aquelas fortemente influenciadas pela Cibernética até aquelas que assimilaram as contribuições do Construtivismo e do Construcionismo Social. A seguir, tecemos comentários sobre a pesquisa com família e os interesses dos pesquisadores da área em nosso país. Finalmente, apontamos nossa opinião sobre o direcionamento futuro da Terapia Familiar no Brasil. |
Abstract: | The present text aims to outline a brief theoretical, conceptual, empirical and technological course of family studies under a systemic perspective, and to point out the consequent proposal of interventions for family clinic. Different Family Therapy Schools are presented: from schools mainly influenced by Cybernetic to those that assimilated the contributions of Constructivism and Social Constructionism. Next, comments about family research and the interest of researchers about the theme in our country are made. Finally, our opinion about the future tendency of Family Therapy in Brazil is given. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000500008 |
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