Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7952
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_CienciaInformacaoWebSemantica.pdf829,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRobredo, Jaime-
dc.date.accessioned2011-05-23T15:32:01Z-
dc.date.available2011-05-23T15:32:01Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationROBREDO, Jaime. Ciência da informação e web semântica: linhas convergentes ou linhas paralelas?. In: ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa. (Org.). Passeios pelo bosque da infomação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. p. 2-40. Disponível em: <http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7952-
dc.description.abstractApós uma detalhada discussão, fundamentada em numerosas opiniões, sobre o que significariam realmente as expressões ‗Web 1.0‘, ‗Web 2.0‘, ‗Web. 3.0‘ e ‗Web semântica‘, poder-se-ia concluir, que as fronteiras conceituais entre seus respectivos significados são bastante tênues, para não dizer imaginárias, pois a Web cresce e se desenvolve de forma vertiginosa, por diferentes caminhos que nos brindam com fantásticas inovações. Assim, passamos das rígidas redes de computadores à interconexão descentralizada, sem limites, entre usuários com autonomia crescente. Presta-se especial atenção à Web semântica em seus desenvolvimentos recentes, que apontam para novos paradigmas na representação e organização do conhecimento e seus desdobramentos práticos, na agregação de lógica à Web. Essas reflexões apontam para o importante papel que os novos profissionais da informação devem desempenhar na integração de ciência da informação e Web semântica e, para tanto, tornam-se indispensáveis e urgentes algumas mudanças nos currículos, no que tange ao ensino da analise, representação e organização da informação. Palavras-chave : Web 1.0; Web 2.0; Web 3.0; Web semântica; Representação do conhecimento; Organização do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractFollowing a detailed discussion, founded in numerous opinions about the real meaning of expressions such as ‗Web 1.0‘, ‗Web 2.0‘, ‗Web 3.0‘, and ‗Semantic Web‘, should it be possible to conclude that the conceptual borders of their respective meaning are significantly weak, not to say imaginary. The fast growing and development of the Web in last decades followed different roads, offering to us fantastic innovations. In fact, we jumped from the rigid computer networks to the user‘s unlimited decentralized connection, with a growing autonomy. Special attention is paid to the recent evolution and developments of the semantic Web, pointing to new representational knowledge organization paradigms and their practical developments in aggregating logic to the Web. These reflections indicate the important role to be played by the new information professionals in the integration of information science and semantic Web, and to make this achievement possible it is urgent and indispensable to reinforce some aspects of the curricula in that concerning the skills related to the knowledge analysis, representation and organization.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherIBICTen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCiência da informação e web semântica : linhas convergentes ou linhas paralelas?en
dc.title.alternativeInformation science and semantic web : converging or parallel lines?en
dc.typeParte de livro ou capítulo de livroen
dc.subject.keywordWeb 1.0en
dc.subject.keywordWeb 2.0en
dc.subject.keywordWeb 3.0en
dc.subject.keywordWeb semânticaen
dc.subject.keywordRepresentação do conhecimentoen
dc.subject.keywordOrganização do conhecimentoen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons