Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7874
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_GladstonLuizSilva.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFonseca, Adelaida Pallavicini-
dc.contributor.authorSilva, Gladston Luiz da-
dc.date.accessioned2011-05-19T01:08:43Z-
dc.date.available2011-05-19T01:08:43Z-
dc.date.issued2011-05-19-
dc.date.submitted2010-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Gladston Luiz da. Uma nova abordagem para o problema de roteirização de veículos com restrições operacionais. 2010. xi, 81 f. Tese (Doutorado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7874-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Enganharia Civil e Ambiental, 2010.en
dc.description.abstractEsta tese trata do problema de roteirização de veículos com restrições operacionais relacionadas a janelas de tempo e duração da máxima da jornada para frotas homogêneas de veículos, cujo objetivo é a determinação de um conjunto de roteiros que atendam aos clientes relacionados, respeitadas as restrições colocadas. A estratégia de solução proposta é baseada no uso do mapa Auto-Organizável de Kohonen para a determinação de agrupamentos de clientes, associada à heurística alternativa ao Algoritmo do Etiquetamento Permanente para a definição da programação dos veículos. Os testes computacionais da estratégia proposta foram realizados no ambiente Matlab em problemas-teste usados como benchmarking na literatura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis deals with addresses the vehicle routing problem with operational constraints related to time windows and the maximum duration of the journey to homogeneous fleet of vehicles, whose goal is to determine a set of scripts that meet the clients listed. The proposed solution strategy is based on using Self-Organizing Map for the determination of groups of customers, coupled with an alternative heuristic to the Permanent Labeling Algorithm for defining the lineup of vehicles. Computational tests of the proposed strategy were conducted in Matlab using benchmarking problems of literature.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma nova abordagem para o problema de roteirização de veículos com restrições operacionaisen
dc.title.alternativeA new approach to the vehicle routing problems with operational constraintsen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEngenharia de transportesen
dc.subject.keywordVeículosen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7874/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.