Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7840
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DiegoLopesdaSiva.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Álvarez-
dc.contributor.authorSilva, Diego Lopes da-
dc.date.accessioned2011-05-18T00:43:19Z-
dc.date.available2011-05-18T00:43:19Z-
dc.date.issued2011-05-18-
dc.date.submitted2010-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Lopes da. O bestiário apocalíptico como metáfora para helenização do oriente próximo: formas possíveis da "quarta besta" de Daniel serem identificadas como Alexandre, o grande. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7840-
dc.description.abstractO presente trabalho historiográfico trata de uma possível apropriação cultural judaica de mitos, ideias e imagens orientais. Tendo como base o texto de Dn 7, visa rastrear o arcabouço imagético das bestas, focando especialmente no quarto animal, que o texto descreve apenas como sendo “terrível, extremamente forte e detentor de dentes de ferro e garras de bronze”. Analisando as características desse animal misterioso, pode-se traçar um paralelo com o animal descrito na suposta viagem de Alexandre, o Grande, para a Índia, estória narrada na carta falsamente atribuída a Aristóteles, e inserida no Romance de Alexandre. A descrição dos animais pelos autores é muito semelhante, e considerando o fascínio que Alexandre exercia sobre o autor de Dn, pode-se afirmar que é plausível que esse animal descrito na visão possa ser o rinoceronte indiano, descrito na carta falsamente atribuída a Aristóteles como sendo o odontotyrranus. Vale ressaltar que, mesmo num suposto judaísmo “fechado” aos intercâmbios culturais, o autor de Dn acaba por usar ideias originalmente pagãs e imagens greco-orientais para se reafirmar culturalmente e rechaçar a possível influência helenística sobre os costumes religiosos judaicos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present historiographical work aims at expressing the possible Jewish cultural appropriation related to myths, ideas and Oriental images. Having Dn 7 as a source text, I intend to track down the beasts’ framework, focusing mainly on the fourth animal, only described as being “exceeding dreadful, whose teeth were of iron, and his nails of brass”. Analyzing these mysterious animal features, a parallel between the animal described in the supposed Alexander the Great trip to India, story narrated in the false letter attributed to Aristotle, and later inserted in the Alexander Romance. The animals’ descriptions made by the authors are very alike, and regarding the fascination that Alexander exerted upon the author of Dn, it is plausible to affirm that the animal described in the vision can be the Indian Rhinoceros, Odontotyrranus. It is worth emphasizing that even in a Judaism closed to cultural interchanges, the author of Dn ends up using prior pagan ideas, and Greek/Oriental images to culturally reaffirm himself and reject an imminent Hellenic influence over the religious Judaic customs.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO bestiário apocalíptico como metáfora para helenização do oriente próximo : formas possíveis da "quarta besta" de Daniel serem identificadas como Alexandre, o grandeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordReligião e culturaen
dc.subject.keywordHelenismoen
dc.subject.keywordJudaísmoen
dc.subject.keywordReligião e mitologiaen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.