Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7788
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Insulin-likeGrowthFactor.pdf288,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Insulin-like growth factor and growth hormone receptor in postpartum lactating beef cows
Outros títulos: Fator de crescimento semelhante à insulina e receptor do hormônio do crescimento no pós‑parto de vacas de corte
Autor(es): Schneider, Augusto
Pfeifer, Luiz Francisco Machado
Hax, Lucas Teixeira
Paludo, Giane Regina
Del Pino, Francisco Augusto Burkert
Dionello, Nelson José Laurino
Corrêa, Marcio Nunes
Assunto: Bos indicus
Bos taurus
Ovulação
Bovino de corte
Insulina
Data de publicação: Ago-2010
Referência: SCHNEIDER, Augusto et al. Insulin-like growth factor and growth hormone receptor in postpartum lactating beef cows. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v.45, n.8, ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pab/v45n8/v45n8a19.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2011. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2010000800019.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as concentrações plasmáticas do fator de crescimento semelhante à insulina tipo I (IGF-I) e a expressão hepática de mRNA de IGF-I e dos receptores do hormônio de crescimento GHR e GHR 1A, no pós-parto de vacas de corte. Quatro vacas Angus e quatro mestiças (Angus x Nelore) lactantes foram usadas durante o período de pós-parto. As coletas de tecido hepático e de sangue foram realizadas a cada dez dias, do parto até 40 dias pós-parto, para a avaliação da expressão gênica, e análise de β-hidroxibutirato e IGF-I, respectivamente. As amostras para análise de progesterona foram coletadas a cada dois dias, dos dez aos 40 dias pós-parto. Três vacas ovularam antes dos 40 dias pós-parto. A concentração de IGF-I foi maior em vacas Angus x Nelore do que em vacas Angus. Não houve diferença na expressão hepática de GHR, GHR 1A e IGF-I de acordo com a raça ou com a ovulação. As concentrações de IGF-I foram maiores em vacas cruzadas, e não mudaram com o status ovulatório pós-parto. Além disso, as mudanças observadas na concentração de IGF-I, durante o período pós-parto, não estão associadas a alterações na expressão hepática de mRNA de GHR, GHR 1A e IGF-I, em nenhuma das duas raças.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2010000800019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons