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Título : A aprendizagem e as interações em um treinamento a distância
Autor : Koshino, Pedro
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Psicologia social
Educação corporativa
Ensino a distância
Formação profissional
Fecha de publicación : 12-may-2011
Citación : KOSHINO, Pedro. A aprendizagem e as interações em um treinamento a distância. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : Este estudo teve como objetivo principal avaliar o ganho de aprendizagem dos indivíduos quando submetidos a treinamento a distância com atividades de aprendizagem em grupo. Para alcançar esse objetivo realizou-se a elaboração de um treinamento a distância, a elaboração dos pré-teste e pós-teste para aferir o ganho de aprendizagem, o acompanhamento de duas turmas de um curso, uma com atividades em grupo e outra com atividades individuais, e a avaliação da diferença de aprendizagem entre as duas turmas. Como objetivo secundário, foi realizado um estudo exploratório sobre as interações nas turmas à luz do modelo Comunidade de Investigação (CI). O treinamento iniciou com 50 alunos em cada turma, mas houve apenas 14 concluintes na turma com atividades em grupo e 17 concluintes na turma com atividades individuais. O pequeno número de concluintes e a distribuição assimétrica dos escores de ganho de aprendizagem não atenderam aos pressupostos para a realização do teste t para comparar os ganhos de aprendizagem das duas turmas, frustrando o alcance do objetivo principal do estudo. O estudo exploratório sobre as presenças dos componentes da CI foi realizado por meio de análise de conteúdo com três observadores. A turma com atividade em grupo mostrou maior interação, com observação de 1.469 manifestações de componente de CI, comparado com a turma com atividade individual, com 1.141 manifestações. Os resultados dos três observadores tiveram um coeficiente de concordância moderada, com o valor do coeficiente Alfa de Krippendorff igual a 0,50 para a turma com atividades em grupo e Alfa igual a 0,49 para a turma com atividades individuais. A discrepância de avaliações pelos observadores pode ser atribuída ao grau de subjetividade que ainda envolve a análise de conteúdo no modelo Comunidade de Investigação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of this study was assessing the learning enhancement of individuals submitted to distance training with group learning activities. To achieve this goal, this study developed distance training of Accountability Agreement, promoted by the Brazilian Court of Audit, developed pretest and posttest to measure learning enhancement, attended two classes of training: one with group activities and the other with individual activities, and assessed the difference of learning enhancement between the groups. As a secondary objective, this study conducted an exploratory study of the classrooms interactions in light of the Community of Inquiry theory. The training began with 50 students in each class, but had only 14 completed in the class with group activities and 17 completed in the class with individual activities. The small number of completed students and the asymmetric distribution of learning enhancement scores did not have conditions for the realization of the t test to compare the learning enhancement of the two classes, frustrating the achievement of the main objective of the present study. The exploratory study of Community of Inquiry (CI) components presence was accomplished through content analysis of three observers. The class with group activity showed greater interaction, with demonstrations of 1469 observations of CI components, compared with the class with individual activity, with 1141 observations. The results of the three observers had a moderate correlation with Krippendorff’s Alpha coefficient equal to 0.50 for the class with group activities and Alpha equal to 0.49 for the class with individual activities. These measurement discrepancies of observers may be attributed to subjective level that involves the content analysis of Community of Inquiry model.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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