Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7618
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SalatielRibeiroGomes.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: História e cinema : sertão e redenção em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Autor(es): Gomes, Salatiel Ribeiro
Orientador(es): Nunes, José Walter
Assunto: Cinema brasileiro
Sertão
Data de publicação: 9-Mai-2011
Referência: GOMES, Salatiel Ribeiro. História e cinema: sertão e redenção em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). 2010. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O estudo que se materializa nesta dissertação de mestrado coloca-se num campo de pesquisa historiográfica que articula a relação entre Cinema e História. Inspirado em alguns aspectos de História de Walter Benjamin, procuro analisar, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), escrito e dirigido por Glauber Rocha, rememorações de passados oprimidos, associados a diferentes tempos históricos da sociedade brasileira de final dos anos 50 e início da década de 60. Tomo esse filme como alegoria para nele perscrutar também os sentidos de sertão e algumas identidades sociais ali evidenciadas, a partir da maneira como o cineasta se apropria, encena e interpreta as diferentes memórias dos sujeitos constitutivos daquele cenário histórico-cultural. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study that is embodied in this dissertation is placed in a field of historical research that articulates the relationship between Cinema and History. Inspired by some aspects of History, Walter Benjamin, I try to look in the film "Good and Evil in the Land of the Sun (1964), written and directed by Glauber Rocha, recollections of past oppressed, associated with different historical periods of Brazilian society in the late 50 and early 60's. I take this film as an allegory for him also scrutinize the meanings of wilderness and some social identities there evident from the way the filmmaker appropriates, interprets and acts out the various constituent subjects' memories of that historical-cultural scenario.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.