Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7605
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_PedroAquinoNoletoFilho.pdf8,76 MBAdobe PDFView/Open
Title: A imagem pública do Congresso : uma análise político-midiática
Authors: Noleto Filho, Pedro Aquino
Orientador(es):: Miguel, Luis Felipe
Assunto:: Jornalismo - política - Brasil
Propaganda política - Brasil
Publicidade - política - Brasil
Democracia - Brasil
Comunicação na política
Comunicação de massa - aspectos sociais
Issue Date: 8-May-2011
Citation: NOLETO FILHO, Pedro Aquino. A imagem pública do Congresso: uma análise político-midiática. 2009. 322 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: ste é um estudo sobre como e por que a imagem pública do Congresso Nacional pode ser vista como cronicamente negativa no senso comum, nas sondagens de opinião pública e nas representações da mídia informativa, bem como nas percepções dos atores políticos. Com esse objetivo, além da síntese de reflexões teóricas que podem ser relacionadas ao campo interdisciplinar da comunicação política, foi realizada uma série de entrevistas qualitativas com 20% dos parlamentares que formavam a Câmara dos Deputados na Legislatura 2003/2007. Embora as conclusões apontem para uma forte conexão entre tal imagem negativa, recorrentes escândalos políticos e questões institucionais de caráter estrutural e conjuntural, há¡ também nesse contexto uma insuficiência de pluralismo político e social que revela um problema maior e mais complexo: a crise da democracia representativa – pois as organizações da sociedade civil não dispõem de canais adequados de participação que permitam a representação equilibrada de suas demandas tanto na mídia quanto no campo político parlamentar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is a study on how and why the public image of the Brazilian Congress can be seen as chronically negative in the common sense, public opinion surveys and news media representations, as well as in the political actors’ perceptions. With this purpose, besides synthesizing theoretical reflections that may be related to the interdisciplinary field of political communication, a series of qualitative interviews was conducted with 20% of the parliamentarians who formed the Chamber of Deputies in the 2003/2007 Legislature. Although the conclusions point to a strong connection between such negative image, recurring political scandals and institutional issues of structural and conjuncture nature, there is also in this context a lack of political and social pluralism that reveals a bigger and more complex problem: the crisis of representative democracy – as civil society organizations do not have enough channels of participation that may assure a balanced representation of their demands both in the media and in the political parliamentary field.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7605/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.