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Título: As representações sociais do rap brasiliense na mídia regional da cidade
Autor(es): Assumpção, Gleice Aparecida de
Orientador(es): Ribeiro, Lavina Madeira
Assunto: Música popular - identidade social - Brasília (DF)
Música popular - propaganda - Brasília (DF)
Música popular - teledifusão - Brasília (DF)
Data de publicação: 8-Mai-2011
Referência: ASSUMPÇÃO, Gleice Aparecida de. As representações sociais do rap brasiliense na mídia regional da cidade. 2009. 295 f., il.Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar as representações do rap brasiliense na mídia da cidade e refletir sobre os valores a elas associados. O rap, gênero musical urbano que foi batizado com as iniciais em inglês da expressão ritmo e poesia, consiste em uma vertente que integra o movimento hip hop e que é muito difundido nas cidades-satélites de Brasília. Por meio de expressões como a música, a dança e o grafite, jovens - notadamente moradores dos bairros periféricos - buscam se expressar e constituir uma identidade social legítima e positiva. Para identificar as representações sociais forjadas pelo próprio grupo e analisar os termos, símbolos e ações escolhidos para representá-los dentro da mídia, partiu-se do estabelecimento de um corte temporal para a seleção de reportagens em três jornais produzidos localmente. Como referenciais teóricos foram utilizados os estudos culturais, Stuart Hall, Raymond Williams e, em particular, a teoria materialista da cultura. Os estudos culturais aumentaram a percepção acerca das manifestações culturais e da contínua negociação entre o hegemônico e o emergente. Também serviu de suporte teórico para o presente trabalho os estudos de Bronislaw Bazcko, que envolvem o imaginário social. A partir da análise dos elementos encontrados nas reportagens e associados ao rap, ao rapper e ao público ligado ao gênero, espera-se contribuir com os estudos que investigam a ascensão do popular e o comportamento da sociedade diante do embate entre hegemônico e marginal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study was done in order to identify the representations of Brasília's rap in the media of the city and reflect on the values associated with them. The rap, urban music genre that was named with the initials of the words Rhythm And Poetry, is a part of the hip hop movement, which is widespread in the satellite cities, around Brasilia. By its expressions, such as music, dance and graffiti, yourng people - especially residents of the suburbs - are seeking to express themselves and create a positive and authentic social identity. To identify the social representations forged by the group and review the terms, symbols and actions chosen to represent them in the media, we started with the establishment of temporal cut for the selection of news in three newspapers produced locally. As theoretical references were used the cultural studies, Stuart Hall, Raymond Williams and, in particular, the materialist theory of culture. Cultural studies have increased the perception of cultural events and the continuous negotiations between the hegemonic and emergent. Who also provided a theoretical support for this study was Bronislaw Bazcko, which search the social imaginary. From the analysis of the elements found in the reports and associated with rap, the rapper and the their fans and consumers, we expect to contribute to studies that investigate the rise of popular into the society and the society's behavior against struggle between hegemonic and marginal.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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