Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7472
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LillianMariaAraujoRezendeAlvares.pdf19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarapanoff, Kira-
dc.contributor.advisorQuoniam, Luc-
dc.contributor.authorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
dc.date.accessioned2011-04-23T20:33:05Z-
dc.date.available2011-04-23T20:33:05Z-
dc.date.issued2011-04-23-
dc.date.submitted2010-03-03-
dc.identifier.citationALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Telecentros de informação e negócio como veículo de educação corporativa nas mircroempresas e empresas de pequeno porte. 2010. xx, 250, 21 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Sciences de l'Information et de la Communication)-Universidade de Brasília, Université du Sud Toulon‐Var, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7472-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.en
dc.description.abstractAdota abordagem integrada da gestão da informação, gestão do conhecimento, inteligência competitiva e organizacional voltada para a atividade de educação corporativa. Desenvolve um referencial conceitual e metodológico para a oferta de capacitação na microempresa e empresa de pequeno porte. O foco é o desenvolvimento de competências específicas para gestão empresarial por meio de um novo modelo de educação corporativa a distância. O objetivo é proporcionar a oferta de capacitação para microempresas e empresas de pequeno porte apoiando-se na estrutura dos Telecentros de Informação e Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Especificamente, o trabalho examina o papel do aprendizado na sociedade contemporânea; considera o contexto das microempresas e empresas e empresas de pequeno porte, a proposta de educação corporativa e as possibilidades de aplicação para microempresas e empresas de pequeno porte; identifica as possibilidades tecnológicas voltadas ao aprendizado; identifica modelos de referência para educação corporativa e a distância voltadas para a microempresa e a empresa de pequeno porte; investiga a dinâmica e os elementos essenciais à rede Telecentros de Informação e Negócios; desenvolve as bases teóricas, metodológicas e operacionais para a oferta de capacitação às microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil; apresenta modelo de capacitação empresarial utilizando os Telecentros de Informação e Negócios; e, desenvolve um protótipo voltado para o setor de artesanato amazônico. No campo metodológico, apresenta uma nova abordagem para elevar a capacidade de obtenção de informação e conhecimento das microempresas e empresas de pequeno porte. As estratégias de capacitação se utilizam do suporte de mecanismos de inclusão digital e de comunidades de prática, adotando os conceitos de aprendizagem situada e de parcerias. A aplicação do modelo E-TIN deu-se no telecentro do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de Rondônia (Simpi) em parceria com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) como Learning Management System e a Universidade de Brasília (UnB) como provedor de conteúdos. O protótipo adotou a comunidade de prática Gestão do Conhecimento para a Microempresa e o curso a distância Artesanato Amazônico. A pesquisa recomenda a plataforma tecnológica mais adequada à capacitação de adultos, considerando também a padronização existente entre os parceiros e a evolução da Web 2.0. A pesquisa conclui confirmando a emergência de novos modelos educacionais voltados para adultos, identifica as comunidades de prática como fundamentais ao processo de aprendizagem, evidencia a relevância da educação corporativa para ações de gestão do conhecimento e oferece solução para uma verdadeira ampliação do conhecimento na microempresa e empresa de pequeno porte por meio dos Telecentros de Informação e Negócios. Dentre as possibilidades de aprofundamento de investigações que tangenciam a realização dessa pesquisa, destaca-se a dinamização de áreas econômicas estagnadas por meio de capacitação empresarial. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractAn integrated approach is adopted to study the problem of provision of corporate education for micro and small enterprises, comprising the areas of information science, information and knowledge management, competitive and organizational intelligence. In search for an answer for the given problem a conceptual and a methodological framework were developed. The main focus was the development of specific skills for entrepreneurial management through a new model of corporate education based on e‐learning. The operational approach related to this model proposed the structure of the Telecentres of Information and Business of the Brazilian Ministry of Development, Industry and Foreign Trade. The building up of the proposal examined the role of learning in the contemporary society; considered the context of micro‐enterprises and small business in Brazil; identified technological possibilities for learning, specially e‐learning models developed for corporate and distance education focused on micro enterprises and small business; investigated the potential, dynamics and the essential elements of the Brazilian Telecentres of Information and Business network. Based on these elements theoretical, methodological and operational frameworks were developed for the provision of training for micro and small businesses in Brazil. A prototype was developed for business dedicated to the craft sector in the Amazon region. The chosen training strategies included: a) digital inclusion and communities of practice support mechanisms; b) concepts of situated learning; c) partnerships. The application of the model in the case study, entitled E‐TIN (electronic telecentre), occurred in the telecentre for the Micro and Small Industry Union of the State of Rondonia. The feasibility of the prototype counted with the partnership of the Telecenter of Information and Business Association (ATN) as the Learning Management System; and the University of Brasília (UnB) as the content provider. The prototype has adopted the community of practice entitled "Knowledge management for micro enterprises" and the distance learning course "Amazon Crafts". The study recommended the most appropriate technology platform for adult training, considering the existing patterns among the partners and the evolution of Web 2.0 as well. The research concludes by confirming the emergence of new educational models aimed for adults; identifies communities of practice as fundamental to the learning process; highlights the importance of corporate education for knowledge management actions; and offers a solution, which, it believes, can provoke a true knowledge revolution towards the apprenticeship of micro enterprises and small businesses using the Brazilian Telecentres of Information and Business´ platform. Among the possibilities for further investigations this research suggests the development of specific studies for the leverage of areas of stagnant economic entrepreneurship using this or an alternative corporate education model. ______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractCette thèse adopte une approche intégrée de la gestion de l’information, de la gestion des connaissances, de l’intelligence compétitive et organisationnelle, tournée vers l’activité d’éducation corporative. Elle développe un cadre conceptuel et méthodologique en vue d’offrir de la formation dans les micro et petites entreprises (MPE). Son but est le développement de competences spécifiques pour la gestion des entreprises à travers un nouveau modèle d’éducation corporative à distance. L’objectif est d’offrir de la formation aux MPE en s’appuyant sur la structure des Télécentres d’Information du Ministère du Développement, de l’Industrie et du Commerce Extérieur. Le texte examine plus particulièrement le rôle de l’apprentissage dans la société contemporaine; il prend en compte le contexte des MPE, la proposition d’éducation corporative et les possibilités d’application pour les MPE; il identifie les possibilités technologiques destinées à l’apprentissage; il identifie des modèles de référence pour l’éducation corporative et à distance pour les MPE; il fait des recherches sur la dynamique et les éléments essentiels pour le réseau Télécentres d’Information et d’Affaires; il développe les bases théoriques, méthodologiques et opérationnelles pour offrir de la formation aux MPE au Brésil; il présente un modèle de formation en entreprise faisant usage des Télécentres d’Information et d’Affaires ; et développe un prototype destiné au secteur de l’artisanat d’Amazonie. Sur le plan méthodologique, il présente une nouvelle approche pour augmenter la capacité d’obtention d’information et de connaissance des MPE. Les stratégies de formation font usage de l’appui de mécanismes d’insertion digitale et de communautés de pratiques, en adoptant les concepts d’apprentissage situé et de partenariats. L’application du modèle E‐TIN a eu lieu dans le télécentre du Sindicat de la Micro et Petite Industrie de l’État de Rondônia (Simpi). Elle a adopté comme partenaires l’Association Télécentre d’Informations et d’Affaires (ATN) pour le Learning Management System et l’Université de Brasília comme fournisseur de contenus. Le prototype a adopté la communauté de pratique Gestion de la Connaissance pour Microentreprises et la formation à distance Artisanat Amazonien. La recherche recommande la plate‐forme technologique la plus adaptée à la formation des adultes, em considérant aussi la standardisation existante entre les partenaires et l’évolution du web 2.0. Em conclusion, la recherche comfirme l’émergence de nouveaux modèles éducationnels destinés aux adultes, identifie les communautés de pratique comme étant fondamentales dans le processos d’apprentissage, met en évidence l’importance de l’éducation corporative pour des actions de gestion de la connaissance et offre une solution en vue d’une vraie révolution de la connaissance dans les MPE au travers des Télécentres d’Information et d’Affaires. Parmi les possibilites d’approfondissement des investigations rejoignant cette recherche, on distingue celle de la stimulation des secteurs économiques stagnés au travers de la formation en entreprise.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTelecentros de informação e negócio como veículo de educação corporativa nas mircroempresas e empresas de pequeno porteen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordTelecentrosen
dc.subject.keywordEmpresas - educaçãoen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.subject.keywordServiços de informaçãoen
dc.subject.keywordQualificações profissionaisen
dc.subject.keywordInclusão digitalen
dc.subject.keywordTecnologia da informação - negóciosen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.