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ARTIGO_ParquesNacionaisBrasileiros.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorRocha, Leonardo G. M. da-
dc.contributor.authorDrummond, José Augusto Leitão-
dc.contributor.authorGanem, Roseli Senna-
dc.date.accessioned2011-04-14T14:57:24Z-
dc.date.available2011-04-14T14:57:24Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationROCHA, Leonardo G. M. da; DRUMMOND, José Augusto; GANEM, Roseli Senna. Parques nacionais brasileiros: problemas fundiários e alternativas para a sua resolução. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 18, n. 36, p. 205-226, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v18n36/13.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7406-
dc.description.abstractO texto faz um diagnóstico da situação fundiária dos parques nacionais brasileiros atualmente existentes. Argumenta que a herança cultural e política brasileira, o histórico dos órgãos que administraram os parques nacionais e as complexidades da questão fundiária são fatores determinantes dos entraves ao processo de regularização fundiária dessas unidades de conservação (UCs). O texto sustenta que a carência de recursos financeiros para indenizações de terras a serem desapropriadas não é o maior entrave para a resolução da questão. Propõe-se, além disso, diversos instrumentos legais e administrativos alternativos que podem ser acionados para regularizar ou incorporar terras aos parques nacionais e dar mais efetividade à política de conservação da biodiversidade no Brasil. Por fim, conclui-se que a conservação da biodiversidade vai muito além da criação de unidades de conservação de qualquer modalidade, sendo necessário que diferentes setores do poder público e da sociedade civil invistam também em ações de fiscalização, formação de corredores ecológicos entre UCs de proteção integral e de uso sustentável, educação ambiental e implantação de instrumentos econômicos de gestão ambiental que induzam os proprietários particulares de terras a adotarem práticas compatíveis com a conservação da natureza. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis article makes a diagnosis of the land ownership situation for currently existing Brazilian national parks. We argue that Brazilian cultural and political heritage, the historical record left by the administrative organs managing national parks and the complexity of the land problem are determining factors in holding back processes of regularization of land use and ownership within these "conservation units" (CUs). We maintain that the paucity of financial resources for indemnification of lands that have been appropriated is not the greatest obstacle in resolving the matter. We propose, furthermore, that diverse alternative legal and administrative instruments could be deployed to regularize or incorporate land into national parks and therefore make policies for conserving the country's biodiversity more effective. Finally, we conclude that conserving biodiversity goes far beyond the creation of conservation units of whatever sort, making it necessary for different segments of public power and civil society to invest as well in actions of monitoring, formation of ecological corridors between fully protected and sustainable use CUs , environmental education and the implantation of economic instruments for environmental management that induce private owners of land to adopt practices that are compatible with the preservation of nature. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractL'article fait un diagnostique de la situation agraire des parcs nationaux brésiliens actuellement éxistents. Il argumente que l'héritage culturelle et politique brésilienne, l'historique des organes qui administrent les parcs nationaux et les complexités agraires, sont des facteurs déterminants des obstacles dans le processus de régularisation de la terre de ces unités de préservation (Ucs). Le texte indique que le manque de ressources financières pour des indemnisations de terrains à exproprier n'est pas le plus grand obstacle pour la résolution de la question. On propose, encore, plusieurs instruments juridiques et administratifs alternatifs qui peuvent être déclenchés pour regulariser ou incorporer des terres aux parcs nationaux et donner plus d'effectivité à la politique de préservation de la biodiversité au Brésil. Pour finaliser, on conclut que la préservation de la biodiversité va beaucoup plus loin de la création des unités de préservation de n'importe quelle modalité, étant nécessaire que des différents secteurs du pouvoir publique et de la société civile investissent aussi dans des actions de fiscalisation, formation de corridors écologiques entre Ucs de protection intégrale et d'utilisation durable, education ambientale et implantation d'instruments économiques de gestion ambientale qui induisent les propriétaires de terres privées à adopter des pratiques compatibles avec la préservation de la nature.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleParques nacionais brasileiros : problemas fundiários e alternativas para a sua resoluçãoen
dc.title.alternativeBrazilian national parks : land ownership problems and alternatives for their solutionen
dc.title.alternativeParcs nationaux Brésiliens : des problèmes de terre et des alternatives pour leur résolutionen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordUnidades de conservaçãoen
dc.subject.keywordPolítica ambientalen
dc.subject.keywordOrdenamento fundiárioen
dc.subject.keywordOrdenamento territorialen
dc.subject.keywordTerras públicasen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782010000200013en
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
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