Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7357
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MartaMencariniGuimaraes.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães-
dc.contributor.authorGuimarães, Marta Mencarini-
dc.date.accessioned2011-04-09T02:50:01Z-
dc.date.available2011-04-09T02:50:01Z-
dc.date.issued2011-04-09-
dc.date.submitted2010-03-05-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Marta Mencarini. Mesa de luz: colagem-composição. 2010. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7357-
dc.descriptionDissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010.en
dc.description.abstractA presente dissertação trata de uma pesquisa de caráter teórico/prático e se deu a partir da realização do projeto artístico do Grupo Mesa de Luz, formado pelos artistas plásticos Hieronimus do Vale, Tomás Seferin e Marta Mencarini. A pesquisa partiu de uma descrição dos processos de construção do trabalho realizado pelo grupo com o objetivo de realizar uma análise das relações criativas, técnicas, operacionais, performáticas e audiovisuais resultantes do mesmo. Para tanto, tratamos: dos conceitos de agenciamento, proposto pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari referente à multiplicidade; da relação tátil-visual, pela acepção criada pelo filósofo Walter Benjamin; e do conceito de composição criado pelo filósofo Baruch Spinoza na obra Espinosa: filosofia prática de Gilles Deleuze. Identificamos elementos fundamentais do processo de construção do Mesa de Luz e estabelecemos relações entre teóricos da arte e tecnologia, filósofos e obras de artistas plásticos, que utilizam processos semelhantes na concepção de seus trabalhos. Propomo-nos a investigar as características que se instauram na colagem como linguagem nas performances multimidias como processos de multiplicidades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe following work is the result of theoretical and practical research, and was based upon the artistic project developed by the Grupo Mesa de Luz1, formed by the visual artists Hieronimus do Vale, Tomás Seferin and Marta Mencarini. The research was launched from a description of the construction processes in the work performed by the group. Its purpose is to analyze the resulting creative, technical, operational, performative and multimedia aspects of this work. In order to achieve the aforementioned goal, we considered the following parameters: philosophers Gilles Deleuze’s and Félix Guattari’s concept of Agency, regarding multiplicity; the tactilevisual relation, as taught by philosopher Walter Benjamin; and the concept of composition, as defined by philosopher Baruch Spinoza in Espinoza: practical philosophy of Gilles Deleuze. Fundamental elements of the processes of construction applied by the Grupo Mesa de Luz were identified. Also, the relations between theorists of art and technology, as well as between philosophy and the work of visual artists that use similar processes in the conception of their art, were established. The goal was to investigate the characteristics that reveal themselves in utilizing collage as a language in multimedia performances as multiplicity processes.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMesa de luz : colagem-composiçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
dc.subject.keywordArtes gráficasen
dc.subject.keywordArte - técnicaen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.