Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7249
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AndreaSantanaSantinoni.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Janann Joslin-
dc.contributor.authorSantinoni, Andrea Santana-
dc.date.accessioned2011-04-01T19:06:03Z-
dc.date.available2011-04-01T19:06:03Z-
dc.date.issued2011-04-01-
dc.date.submitted2010-04-
dc.identifier.citationSANTINONI, Andrea Santana.O comportamento estratégico do processo de internacionalização de um banco estatal: o caso do banco do Brasil. 2010. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7249-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.en
dc.description.abstractEsta dissertação examina a evolução do processo de internacionalização, por investimento externo direto, de um banco estatal. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso do processo de internacionalização do Banco do Brasil, que se constitui de trabalho descritivo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa para a coleta e análise de dados, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de exame de conteúdo, apoiada pelo software NVIVO8. Procurou-se descrever o processo de internacionalização do Banco do Brasil, ao longo de sua expansão ao exterior, confrontando os resultados com o que a literatura consultada aponta como padrão em processos de internacionalização, especialmente internacionalização de bancos. Buscou-se, assim, extrair inferências que permitam determinar se o comportamento observado está alinhado (diverge ou converge) com as experiências reportadas em outros estudos. Focalizamos na análise os propulsores do processo de internacionalização, assim como as estratégias e modelos negociais utilizados nesse processo. O trabalho mostrou que o BB, ao longo do processo de internacionalização, foi utilizado em muitas ocasiões como instrumento de políticas públicas do governo para apoiar o desenvolvimento do país. Essa constatação se insere em contexto maior quando identificado, nos discursos coletados, traços que retratam como o Banco do Brasil foi utilizado pelo seu maior acionista, o governo, para viabilizar o desenvolvimento da agricultura brasileira, das micro e pequenas empresas, de comunidades, do crédito, sugerindo a utilização do Banco como instrumento de desenvolvimento para praticamente todos os segmentos da economia. Foi observado que a inserção no mercado externo do Banco do Brasil foi por intermédio de uma estratégia orgânica (a partir de suas estruturas atuais) e não por meio inorgânico (aquisições e parcerias estratégicas), e com exclusiva utilização dos modelos negociais agência, subagência, escritório de representação, subsidiárias e sucursais. A pesquisa mostrou que está entre os propulsores do processo de internacionalização do Banco, um que não consta na literatura: o governo. Diferem também as estratégias de investimento externo direto utilizadas pelo banco, que se deu de forma orgânica, em detrimento da inorgânica, adotada pelos demais bancos observados na literatura estudada. Essa diferença de comportamento, identificada nos discursos analisados, sugere uma carência de pesquisa sobre temas correlatos no campo acadêmico dos Estudos Organizacionais e Estratégicos e no âmbito da própria instituição. Permite-se inferir que as teorias atuais não são capazes de explicar o investimento externo direto de países em desenvolvimento, de forma geral, ou do Banco do Brasil, mais especificamente, e sugere a importância de estudar esse processo com respeito a empresas estatais, de maneira geral. Considera-se que o estado atual de conhecimento com respeito a tendência crescente do movimento de integração dos sistemas econômicos fornece levantamento provisório e incompleto relativamente às mudanças e as novas configurações organizacionais de mercado, especialmente no que se refere ao crescimento de bancos estatais de países em desenvolvimento, como observado nessa pesquisa. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation is a case study that describes the evolution of the internationalization process of a stated-owned bank by means of foreign direct investment (FDI). Qualitative methods were used for the collection and analysis of data, specifically bibliographic and document research and content analysis, supported by software NVIVO8. The internationalization process of Banco do Brasil (BB) is described from its beginnings. Results obtained are confronted with patterns of internationalization, particularly the internationalization of banks, reported in the literature. Inferences are drawn with respect to the convergence or divergence of the experience of the BB with internationalization experiences reported in other studies. Analysis focused on the drivers of the internationalization process and the strategies and business models employed during this process. The study reveals that Banco do Brasil, throughout its internationalization process, has been used on many occasions as an instrument of governmental policy in support of national development. This finding can be contextualized in a larger picture in which, according to the discourses analyzed, BB, throughout its history, has been used by its major stockholder, the government of Brasil, to promote the development of agriculture, small business, communities, credit, and so on, suggesting that the bank has been used as an instrument for the development of practically all segments of the national economy. It was observed that an organic growth strategy was used for the Bank’s insertion in foreign markets. That is to say, internationalization took place using the existing structures of the Bank rather than by inorganic means such as acquisitions and strategic alliances. Business models used were the agency, sub-agency, business and branch offices, and subsidiaries. Drivers of the internationalization process of Banco do Brasil, as well as the FDI strategies and business models employed diverge from those reposted in the literature with respect to the internationalization process of private banks. Among the drivers, the government figures strongly for BB, although not observed for the privately-owned banks or suggested as a driver in the internationalization literature. The organic FDI strategies of the Bank contrast with the inorganic strategies observed for other banks in the literature examined, The differences in strategic behavior observed in the case of BB suggest a lack of research on the part of the Bank itself, and a research gap in the academic fields of business strategy and internationalization, where there has been no attention to state-owned enterprises. It can be inferred that existing theory is not capable of explaining the internationalization process and FDI strategies of the Bank of Brasil and that it may be of interest to study this process in stated-owned enterprises, in general. It is suggested that the present state of knowledge with respect to the growing integration of economic systems is provisional and incomplete with respect to new market configurations, especially with respect to the growth of the state-owned banks of developing countries, as was seen in this study.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO comportamento estratégico do processo de internacionalização de um banco estatal : o caso do banco do Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordBancosen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.