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Título: Discursos cruzados : telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral
Outros títulos: Cross-discourses : news programs on TV, free time for political propaganda on TV, and the construction of the electoral agenda
Autor(es): Miguel, Luis Felipe
Assunto: Mídia e política
Eleições
Discurso político
Propaganda eleitoral
Telejornalismo
Data de publicação: Jan-2004
Referência: MIGUEL, Luis Felipe. Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral. Sociologias, Porto Alegre, n.11, p. 238-258, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n11/n11a11.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2011. doi: 10.1590/S1517-45222004000100011.
Resumo: O Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG) faculta aos candidatos um espaço de comunicação autônomo, em que suas mensagens não têm que passar pelo crivo dos grupos de mídia. O paper discute a eficácia do HPEG, em contraposição ao telejornalismo, e analisa a evolução da relação entre os dois nas quatro eleições presidenciais brasileiras do período pós-autoritário. Em 1989, os telenoticiários mostravam-se receptivos à agenda proposta pelos partidos em seus programas de TV, mas há um nítido fechamento nas eleições seguintes. Em 2002, os principais candidatos preferiram aderir à agenda e aos enquadramentos dominantes, reconhecendo a incapacidade do HPEG para alterar a pauta da mídia. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The free time for political propaganda on TV gives candidates a space for autonomous communication in which their messages do not have to pass the scrutiny of media groups. This paper discusses the effectiveness of such free time on TV as opposed to TV journalism, and examines the development of the relationship between them in the four presidential elections in Brazil in the post-authoritarian period. In 1989, TV news programs welcomed the agenda put forward by candidates in their TV programs, but a closure is clear in the next elections. In 2002, the main candidates chose to join mainstream agenda and frameworks, acknowledging the inability of free TV time to change the media's agenda.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222004000100011
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