Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6732
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissert_RanerioFernandesSilva.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSouza Neto, João de-
dc.contributor.authorSilva, Ranério Fernandes da-
dc.date.accessioned2011-02-02T13:45:12Z-
dc.date.available2011-02-02T13:45:12Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.date.submitted2007-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ranério Fernandes da. Uma abordagem convergente para o mapeamento de processos ITIL similares aos do modelo eTOM. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6732-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de racionalização dos processos de gerenciamento de serviços para uma empresa de Telecomunicações, através da utilização dos modelos de referência, eTOM em telecomunicações, e ITIL, em TI, como referência para o gerenciamento dos processos de negócio de uma empresa de telecomunicações e das melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. A abordagem da racionalização dos processos é focalizada no atendimento aos serviços convergentes. Neste trabalho é feita a conceituação da Governança Corporativa e de Governança de TI e suas relações com a lei Sarbanes Oxley e outras regulamentações externas. Estudou-se o framework de melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI, ITIL, e o seu alinhamento com o negócio. É realizada uma conceituação do framework NGOSS (New Generation Operation Support System) e foi realizado um estudo detalhado do Enhanced Telecom Operation Map (eTOM). Aplicou-se também uma atualização e entendimento do cenário atual de telecomunicações e seus relacionamentos com os processos de convergência tecnológica e de serviços. Como ferramenta de apoio para as empresas na adoção de processos para suportar serviços convergentes, foi apresentado o desenvolvimento de proposta de modelo de utilização colaborativa entre os frameworks eTOM e ITIL. Como resultado, tem-se uma avaliação da aplicação de um modelo de utilização colaborativa do eTOM e ITIL, suas oportunidades de aplicação, um entendimento do nível maturidade da convergência dos processos e a mensuração dos ganhos proporcionados pela utilização de um framework convergente. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work presents a process optimization proposal for a telecommunications company services management processes, using he reference models eTOM, for telecommunications, and ITIL, for IT, as references, respectively, for the business processes management in a telecommunications company and the best practices in services management of IT. The approach for the process improvement is in the fulfillment of the convergent services. In this work the concepts of Corporative Governance and IT Governance are developed and their relationship with the Sarbanes Oxley law and other regulations are detailed. The IT Service Management best practices framework, ITIL, was analyzed, and its alignment with the business was determined. The conceptualization of the framework NGOSS (New Generation Operation Support System) was carried out through a detailed study of the Enhanced Telecom Operation Map (eTOM). Besides, it was presented an information update of the current telecommunications scene and its relationship with the technological convergence processes and services. As a support tool for the companies adopting convergent support services, the development of a collaboration model involving the frameworks eTOM and ITIL was presented. As a result, one has an application evaluation of the convergent model using eTOM and ITIL, its application opportunities, agreement convergence level maturity processes and the benefits of the use of a convergent framework.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma abordagem convergente para o mapeamento de processos ITIL similares aos do modelo eTOMen
dc.title.alternativeA convergent approach for the ITIL processes mapping similar to the eTOM modelen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTelecomunicaçõesen
dc.subject.keywordGerênciaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6732/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.