Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Bruziguessi, Elisa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2011-01-28T01:11:30Z | - |
dc.date.available | 2011-01-28T01:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2010-06-21 | - |
dc.identifier.citation | BRUZIGUESSI, Elisa Pereira. Recriando a formação nas ciências agrárias para uma atuação com maior compromisso social: estudo de caso do programa residência agrária na Universidade Federal do Ceará. 2010. 222 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustantável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6647 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho constitui-se um estudo de caso do Programa Residência Agrária
na Universidade Federal do Ceará - UFC. Este Programa objetiva qualificar estudantes das
Ciências Agrárias para atuarem em Assistência Técnica e Extensão Rural em áreas de Reforma Agrária e Agricultura Familiar com enfoque agroecológico. O objetivo central da pesquisa foi conhecer e analisar a formação promovida pelo Programa Residência Agrária e diagnosticar a maneira como o Centro de Ciências Agrárias da UFC recebe, convive e se transforma a partir desta experiência. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstraram que professores e estudantes do Programa percebem a inadequação da formação das Ciências Agrárias para a referida atuação profissional e o visualizam como uma política indutora na mudança desta formação. Os professores reconhecem os potenciais da Pedagogia da Alternância e da gestão participativa adotados no Programa. A maioria o enxerga como ferramenta eficaz na
integração, ensino, pesquisa e extensão, e percebem diversas influências benéficas do
Programa no Centro de Ciências Agrárias. Conclui-se que o Programa Residência Agrária é estratégico na conquista de espaço para a Educação do Campo e a Reforma Agrária na
UFC e na recriação das Ciências Agrárias para uma atuação com maior compromisso social
com os povos do campo. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Recriando a formação nas ciências agrárias para uma atuação com maior compromisso social : estudo de caso do programa residência agrária na Universidade Federal do Ceará | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Ciências agrárias | en |
dc.subject.keyword | Ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Reforma agrária | en |
dc.subject.keyword | Política social | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents a case study of the Agrarian Residency Program in Federal
University of Ceará - UFC. This Program aims to qualify students of Agrarian Sciences to
serve on Technical Assistance and Rural Extension in the areas of agrarian reform and
family farming with agro-ecological approach. The main objective of the research was to understand and analyze the Agrarian Residency training Program and diagnose how the Centre of Agrarian Sciences UFC gets, lives and turns from this experience. The instruments of data collection were document analysis and semi-structured interviews. The results showed that teachers and students perceive the Program as essential to the Agrarian Sciences professionals. They also perceive how a policy change induces the formation of the students. Teachers recognize the potential of the Pedagogy of Alterning and participatory management adopted in the Program. The majority sees it as an effective tool in the integration, teaching, research and extension, and notice several beneficial influences at the
Center for Agrarian Sciences. It is concluded that the Housing Land Program is strategic in gaining space for Field Education and Agrarian Reform in the UFC and the recreation of Agrarian Sciences for a performance with greater social involvement with people in the field. | en |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|