Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6625
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_Geisa Aparecida da Silva.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSant’Anna, José Alex-
dc.contributor.authorSilva, Geisa Aparecida da-
dc.date.accessioned2011-01-27T10:54:32Z-
dc.date.available2011-01-27T10:54:32Z-
dc.date.issued2005-03-
dc.date.submitted2005-03-
dc.identifier.citationSILVA, Geisa Aparecida da. Considerações sobre as características de vias exclusivas para o ônibus urbano: uma contribuição para estudos de implantação. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6625-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2005.en
dc.description.abstractEste trabalho analisa qualitativamente as características físicas e operacionais de vias exclusivas para ônibus em Modern Bus Sistems - MBSs, com o objetivo de contribuir para estudos de implantação de novas vias exclusivas. Os métodos de avaliação de projetos existentes geralmente centram-se somente nas análises econômicas, sem considerar as características físicas, estéticas e sociais, que envolvem parte dos projetos. Diante disso, esta pesquisa considera as características físicas e operacionais do sistema de transportes coletivos, sob a ótica da Teoria de Lancaster. Essa Teoria considera que a utilidade dos consumidores é diretamente relacionada às características dos bens e serviços, e não diretamente dos próprios bens e serviços, como diz a Teoria Tradicional do Consumidor. Para viabilizar as análises propostas, busca-se identificar características físicas e operacionais das vias exclusivas para ônibus relevantes do ponto de vista do usuário, associando-as à eficácia operacional (desejos dos usuários). Para obtenção dos resultados realizou-se um cruzamento de informações referentes às vias, veículos e operação dos sistemas analisados, a partir das referências bibliográficas, dados coletados e visitas técnicas realizadas em Porto Alegre e Curitiba. O trabalho conclui sobre as relações entre características físicas e operacionais associadas ao desempenho das vias quanto à velocidade, capacidade e fluxo de tráfego, contribuindo para análises de projetos e estudos de implantação de vias exclusivas para ônibus. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study analysis qualitatively physical and operational features of exclusive ways for buses in Modern Bus Systems – MBS, aiming at contributing to researches for the creation of busways. Existing methods for evaluation of projects usually focuses on only in an economical point of view, without considering physical, aesthetical and social attributes. The approach developed here is based on Lancaster Theory, which considers that the utility of costumers is directly related to the goods and services features, and not to the goods and services themselves, as assured by the Traditional Costumer Theory. To conduct the proposed investigation, it was intend to identify physical and operational characteristics from the point of view of the user, relating it to the operational efficiency. Results were obtained by correlating information concerning the ways, vehicles and operation of the analysed systems, taking into account the bibliography available, collected data and technical visits conducted in Porto Alegre and Curitiba. Conclusions deals with the relationship between physical and operational characteristics associated to ways performance regarding speed, capacity, and traffic flow, contributing to the analysis of projects and studies for exclusive ways for buses.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConsiderações sobre as características de vias exclusivas para o ônibus urbano : uma contribuição para estudos de implantaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.description2Dissertação de mestrado submetida ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre.en
dc.subject.keywordTransporte urbanoen
dc.subject.keywordTransportes coletivosen
dc.subject.keywordÔnibusen
dc.subject.keywordEngenharia civilen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.