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Título: Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
Autor(es): Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
Orientador(es): Laros, Jacob Arie
Assunto: Avaliação educacional
Ensino superior
Professores - avaliação por estudantes
Data de publicação: Mai-2007
Referência: SANTOS, Luiz Francisco Bastos Peres dos. Avaliação da prática docente no ensino superior: fundamentação e aplicação. 2007. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Várias décadas de pesquisa sobre a efetividade do ensino mostram que a avaliação do professor pelo aluno, bem planejada, construída e administrada, pode contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino. Essa modalidade de avaliação é uma das mais efetivas para se alcançar um aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Nesta tese foi desenvolvido um modelo multifatorial, representativo da avaliação pelo aluno, da prática docente do professor de ensino superior. Um instrumento foi desenvolvido para validar empiricamente o modelo. Após três estudos pilotos, o instrumento foi aplicado em uma Instituição de Educação Superior do Distrito Federal, envolvendo alunos de 654 turmas e 227 professores. A análise exploratória do banco de dados, levando-se em conta os casos de múltipla marcação de respostas, valores ausentes e valores extremos, resultou numa base de trabalho com 14.951 observações. Análises fatorial exploratória e confirmatória revelaram a existência de dois fatores: prática de ensino (9 itens, α = 0,96) e relacionamento professor-aluno (7 itens, α = 0,96). Com base nos resultados obtidos, são oferecidos subsídios para que os professores de ensino superior possam refletir sobre a melhoria da qualidade de sua prática docente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Various decades of research on the effectiveness of teaching indicate that evaluation of teachers by their students, provided that this occurs in a well planned, constructed and administered way, can contribute significantly to the improvement of the quality of teaching practices. This kind of evaluation is one of the most effective ways to achieve an increase in the quality of learning and teaching process. The main purpose of the present study is the development and validation of a multifactorial model indicating which main factors affect the instructional quality of teachers at institutions of higher education. To validate this model an instrument was developed. After three pilot studies, the instrument was administered to students of 654 classrooms and 227 teachers in a private Brazilian institution of higher education. An exploratory analysis of multiple answers, missing values and outliers, resulted in a database with 14,951 observations. The exploratory and confirmatory factorial analysis showed two factors: teaching practice (9 itens, α = 0.96) and teacher-student relation (7 items, α = 0.96). Finally, based on the obtained results, suggestions are offered to improve the quality of teaching practices of teachers at institutions of higher education.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Informações de Acesso e Conteúdo: Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor em Psicologia.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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