Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6442
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Claudio Ernesto Sebata.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.advisorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorSebata, Claudio Ernesto-
dc.date.accessioned2011-01-13T17:35:12Z-
dc.date.available2011-01-13T17:35:12Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.date.submitted2006-12-20-
dc.identifier.citationSEBATA, Claudio Ernesto. Aprendendo a imaginar moléculas: uma proposta de ensino de geometria molecular. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6442-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de ensino de geometria molecular do componente curricular Química do ensino médio associada à utilização de imagens. Essa proposta foi baseada em estudos geometria molecular e de teorias e/ou conceitos sobre imagens propostas por Carneiro, Cassiano, Duchastel e Waller e Moles. Os estudos sobre imagens no ensino de ciências indicam a inexistência de uma gramaticalidade da linguagem visual única, além de apontarem a necessidade de o professor explicar as imagens utilizadas em sala de aula. Além do desenvolvimento e aplicação da proposta de ensino de geometria molecular foram conduzidos dois estudos investigatórios. O primeiro consistiu na aplicação de um teste em uma turma de segundo ano do turno noturno de uma escola pública do DF que já havia estudado o conteúdo geometria molecular e de um pré-teste em uma turma de segundo ano dessa 0mesma escola que não havia estudado o referido conteúdo. Esse estudo teve como objetivo identificar dificuldades na compreensão desse conteúdo de Química e apontar possíveis conteúdos de outros componentes curriculares como matemática e artes que são necessários para sua compreensão. As análises desses testes indicaram que os alunos não foram capazes de identificar formas geométricas das moléculas e que não dominavam noções básicas de geometria espacial. A segunda investigação consistiu na avaliação da proposta desenvolvida, por meio da aplicação de um pósteste. A proposta foi desenvolvida em cinco aulas e foi ministrada na turma onde se aplicou o pré-teste. As estratégias de ensino utilizadas visaram desenvolver a capacidade do aluno em compreender conceitos básicos de geometria molecular. Os resultados do pós-teste indicaram que os alunos foram capazes de compreender grande parte das imagens utilizadas e do conteúdo de geometria molecular. Os resultados desses estudos demonstram o quanto é importante que se dê mais atenção às explicações das imagens utilizadas no ensino de Ciências principalmente quando essas possuem um nível maior de abstração. No caso de ensino de geometria molecular é fundamental que inicialmente o professor trabalhe com objetos de forma geométrica definida para que os alunos possam visualizar imagens tridimensionais em planos bidimensionais. Para isso, é importante que o professor trabalhe com conceitos de outros componentes curriculares como os de Matemática e Artes relativos à geometria, profundidade e sombra. Com base nos estudos realizados, apresentam-se, ao final, sugestões de procedimentos metodológicos para o ensino de geometria molecular no ensino médio. Não se trata de uma receita padronizada de passos, mas de um roteiro de princípios norteadores. Os estudos sobre imagens e linguagem visual foram fundamentais para a compreensão dessas constatações. Além disso, aponta-se nas considerações finais, a necessidade de desenvolvimento de outras investigações relativas ao ensino de geometria molecular. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research had the objective make propose to learn molecular geometric in Chemistry to a High School in association with its images. This propose was based the theory or conceptions of images development for Carneiro, Cassiano, Duchastel e Waller and Molles. Researches about images in science education mean which no have a unique rule about visual language and indicate the real necessity to the teacher explain the images who use in the classrooms. This research developments an investigated research and a development and application of propose to learn molecular geometric in chemistry. The first part consisted a test in a high school classroom of night turn in a public school of DF which studied molecular geometric in Chemistry to indicate the students problems to comprehension this chemistry content and pointed other materials of other disciplines like mathematic and arts which are necessary to comprehension the molecular geometric conceptions. The analyses about this tests means which the students didnt capacity to identify molecular geometric forms and they dont know basic notions of special geometric. The second research was an analysis of the propose development using a pós-teste. The goal of the lessons was development the student capacity to comprehention basic conceptions of molecular geometric. The post-tests analysis indicated the students could be comprehention many images and the conceptions of molecular geometric. The results of these researches appointed is very important which the teacher has more attention to explain the images in a science educations, principally when these images have a high abstration level. In a geometric molecular learn is important the teacher, firstly, works objects which have geometric forms to the students cam see three-dimensions images in bi-dimensionals plans. So, is important which the chemistry teacher works conceptions of other disciplines like math and arts like geometric and draw (profundity and shadow). In the last party, based in the results of this research, some learn geometric molecular in high school procedures. It isnt a geometric molecular learn manual, but a line to the teachers have a direction to make their educational process in their schools. Studies about images and visual languages were fundamentals to comprehend theses conclusions. In a final considerations, means a necessity to development others researches about molecular geometric learn.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAprendendo a imaginar moléculas : uma proposta de ensino de geometria molecularen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEstrutura molecularen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordGeometria molecularen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.