http://repositorio.unb.br/handle/10482/6416
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao FRANCISCO DAS CHAGAS FIRMINO DO NASCIMENTO.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os funcionários da educação : da Constituição da Identidade à ação como co-gestores de escola |
Autor(es): | Nascimento, Francisco das Chagas Firmino do |
Orientador(es): | Gracindo, Regina Vinhaes |
Assunto: | Gestão democrática Educação e Estado Antropologia educacional Professores |
Data de publicação: | 11-Jan-2011 |
Data de defesa: | Abr-2006 |
Referência: | Nascimento, Francisco das Chagas Firmino do. Os funcionários da educação: da Constituição da Identidade à ação como co-gestores de escola. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a participação dos funcionários da educação nos
processos de gestão na escola. Construído a partir de dois ângulos, no primeiro focaliza
a constituição de sua identidade e, no segundo, a sua ação como co-gestores da escola,
o estudo está dividido em três partes interligadas. Na primeira parte, a pesquisa buscou
analisar como as visões de mundo, que derivam concepções de educação, ao se constituírem
como políticas de governo, ressoam nos processos de gestão da educação, em particular
na gestão da escola e, ainda, a gestão da educação como construção democrática. Na
segunda parte, o estudo traz a construção do percurso que analisou a constituição da
identidade dos funcionários da educação no Brasil, recorrendo a elementos históricos
para localizar a sua origem e a trajetória. Ainda na perspectiva de elucidar a constituição
da identidade dos funcionários da educação no Brasil, buscou, na origem dos primeiros
sindicatos e na sua representação nacional, trazer ao estudo elementos originados nos
embates recorrentes à sua consolidação como categoria autônoma na educação. Na terceira
parte, que analisou como os funcionários da educação eleitos conselheiros se perceberam
como sujeitos envolvidos diretamente na construção da gestão da escola; recorreu-se a
um estudo empírico referenciado em dez conselheiros eleitos na cidade de Ceilândia,
no Distrito Federal, entre 1995 e 1999, período em que a gestão escolar em vigência
apresentava componentes democráticos e, ainda, o posicionamento do pesquisador
sobre o que o estudo entende por gestão escolar com componentes democráticos. Nas
considerações finais, o estudo reflete alguns elementos sobre o que seja identidade
funcional e identidade profissional, trazendo ao texto os espaço do meio ambiente e infraestrutura,
de alimentação, de multimeios didáticos e administrativo, como possibilidade
de se tornarem também espaços de construção de processos educativos escolares. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This scientific research analyses the participation of education workers in the process of school management. It is developed from two perspectives: that of the constitution of their identity and that of their actions as co-managers of the school. The study is divided into three interconnected sections. The first analyses how education-based worldviews, enshrined in government policies, influence the process of education management, specifically school management and education management as a democratic construct. The second section seeks to chronicle the historical process by which the identities of education workers have been constructed in Brazil. Particular attention was given to manner in which the first unions and, thus, national representation and the subsequent political struggles influenced this process. The final section analyses how the education workers who were elected counselors fulfilled their role in the construction of school management in their workplace, and puts forward the author’s position regarding what characterizes democratic school management. It was based on a field research with ten elected counselors from Ceilandia, Distrito Federal, from 1995 to 1999, a period during which school management was characterized by democratic principles. In the conclusion, the study stimulates reflection about what are functional and professional identities, and looks at the potential of the environment, the infrastructure, the meals, and educational and administrative multimedia tools as area where school educational processes can be further developed. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.