Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6409
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RepresentaçõesUsoInternet.pdf124,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representações e usos da Internet : um estudo de recepção com adolescentes
Autor(es): Mello, Horácio Dutra
Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Tecnologia da informação e da comunicação
Adolescentes
Internet - uso
Data de publicação: Fev-2008
Referência: MELLO, Horácio Dutra; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Representações e usos da internet: um estudo de recepção com adolescentes. Revista iberoamericana de educación, v.45, n.2, fev. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/2184Mello.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2011.
Resumo: O trabalho objetiva analisar representações e usos dos adolescentes perante o computador conectado à Internet, entendendo-os como receptores no contexto da comunicação mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Partindo do princípio de que a Internet constitui uma das possibilidades de consumo dos adolescentes, o trabalho apresenta uma investigação realizada através de questionários em duas escolas da rede pública municipal de Florianópolis (Brasil), uma urbana e outra rural. Considerando a realidade desses sujeitos como eminentemente comunicativa, buscou-se uma aproximação com os referenciais dos “Estudos Latino-Americanos de Recepção”, salientando-os enquanto “Estudos Culturais”. Para realizar a investigação com os adolescentes, utilizou-se um modelo metodológico semelhante ao adotado pelo projeto “Mediappro” da Comunidade Européia, especificamente pelo trabalho intitulado “I Ragazzi del web” do Prof. Dr. Píer Cesare Rivoltella, da Universitá Cattolica del Sacro Cuore (Milão - Itália). Entre os resultados obtidos, ressaltamos o fascínio que a Internet exerce sobre os adolescentes investigados e ainda a facilidade que eles têm para dominarem seus recursos. Observamos que o acesso físico é solitário, mas virtualmente acompanhado. Para os adolescentes, a Internet é essencialmente um meio de comunicação e espaço de lazer, sendo pouco aproveitada para a produção e divulgação de conteúdos de sua comunidade e de sua cultura.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons