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2006_Martha Paiva Scardua.pdf3,67 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorResende, Lúcia Maria Gonçalves de-
dc.contributor.authorScárdua, Martha Paiva-
dc.date.accessioned2011-01-10T19:40:39Z-
dc.date.available2011-01-10T19:40:39Z-
dc.date.issued2011-01-10-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationSCÁRDUA, Martha Paiva. Educadoras populares e EJA: saberes, formação e trabalho pedagógico. 2006. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6402-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universdade de Brasília, Faculdade de Educação.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação que sete educadoras populares do Distrito Federal construíram entre um curso de formação continuada - Roda de Leitura com Paulo Freire e a organização do trabalho pedagógico no espaço educativo onde atuam. Para tanto, busquei: 1) analisar como se deu a construção da identidade da educadora popular alfabetizadora de pessoas jovens e adultas no Brasil e, em particular, no Distrito Federal; 2) identificar o atual cenário da educação de pessoas jovens e adultas no contexto brasileiro e, mais especificamente, no Distrito Federal; 3) analisar as contribuições e desafios do referido curso de formação para as educadoras populares; 4) analisar a organização do trabalho pedagógico das educadoras populares, à luz das suas trajetórias de vida, articuladas aos princípios teórico-metodológicos trabalhados no curso de formação. O procedimento metodológico adotado constituiu-se em pesquisa participante, buscando aproximar senso comum e conhecimento científico, através da construção de um espaço de contribuição mútua. Esse arcabouço metodológico permitiu aproximar ensino, pesquisa e extensão, através da realização de um curso de extensão que propiciou um mergulho mais profundo das educadoras populares no espaço de atuação e a relação deste com os princípios trabalhados no curso. Alguns achados merecem destaque, como: a identidade das educadoras populares é influenciada pelo contexto histórico-cultural que vivenciaram e que hoje vivenciam, ou seja, sua trajetória de vida, seu habitus. Em decorrência, as relações estabelecidas durante o processo de formação constituem-se em processos de elaborações, constatações, decepções, dificuldades e conquistas que se constroem ao longo do tempo. O movimento práxico realizado favoreceu a sistematização de reflexões que indicam a importância da rigorosidade metódica para a prática pedagógica das educadoras, dificuldade decorrente de uma relação pouco disciplinada destas com o tempo. O planejamento foi um desafio comum e a prática do registro, muito embora sendo usual para algumas educadoras, também se destacou como um ponto fraco durante o processo de pesquisa. Foi possível, ainda, relacionar algumas fragilidades de expressão oral e escrita das educadoras com suas experiências escolares, o que apontou para a responsabilidade da escola no que diz respeito à construção da relação do sujeito com a escrita e a oralidade. Por outro lado, o diálogo revelou-se como elemento presente na relação entre educadoras e alunos, muito embora, um desafio no Roda de Leitura com Paulo Freire, em decorrência das relações de poder estabelecidas entre as entidades populares participantes deste curso. Como último destaque, tais entidades apresentaram-se como um lócus fundamental para a formação das educadoras populares. Mesmo tendo como desafio a necessidade de organização mais sistematizada do espaço de formação, a investigação indicou que a educação popular está mais próxima de superar as contradições nela presentes do que a escola regular, visto não ter as amarras burocráticas e políticas desta última na organização do trabalho pedagógico. Nesse sentido, é importante o diálogo entre a educação popular e a educação formal para a emancipação do projeto políticopedagógica de ambas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present research has as its main purpose the evaluation of the relation that seven popular educators, of the Federal District, developed between a continuous formation course – Reading Circle with Paulo Freire – and the pedagogical work organization where they work at. The specific objectives were: to analyze the building process of the popular educator identity who works alphabetizing youth and adults in Brazil and, particularly, in the Federal District; identify the actual educational scenario of young people and adults in a Brazilian context and, specifically at the Federal District; analyze the contributions and challenges of the referred formation course to the popular educators; analyze the pedagogical work organization of the popular educators related to their life stories articulated to the theory-methodological principles worked during the formation course. The methodological procedure adopted was of participative research, trying to approximate common sense and scientific knowledge, with mutual contribution. This methodology allowed the approximation of teaching, research and extension, through the realization of an extension course that has promoted the popular educators to take this knowledge into their work environments and its relation with the course’s principles. Some findings deserve attention, such as: the identity of the popular educators is influenced by the cultural-historic context they have and are still experiencing, their life story, the habitus. Consequently, the relation established during the formation process constitutes processes of elaboration, perceptions, deceptions, challenges and conquests that are developed with time. The praxis movement done has favored the systematization of ideas that indicates the importance of the rigid method to the pedagogical practice, difficulty based on a relation less strict of those with time. Planning was a common challenge and the register practice, usual practice among a few educators, showed to be a point of weakness during the research process. It was possible to relate some weaknesses like the oral expression and writing of the educators with their school experiences, which pointed out to be the school responsibility on relation of the construction of the persons writing and reading skills. On the other hand, the dialogue revealed as a present element on the relation of students and educators, but it has been pointed out as a challenge at – Reading Circle with Paulo Freire -, resulting on the power of relations established between the popular entities participating in this course. As a last observation, those entities presented a fundamental locus to the popular educators formation. Even having, as a challenge, the need of a systematic organization of the formation space, the research indicates that popular education is closer to outdo the contradictions present on it than the regular school is, not taking in consideration the burocratic and political chains of the last which are not present on the organization of this pedagogical work . In this way, its important to have a dialogue between popular education and formal education for the emancipation of both their pedagogical political project.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducadoras populares e EJA : saberes, formação e trabalho pedagógicoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEnsinoen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultosen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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