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2008_TerciaAtaideFrancaTeles.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGrannier, Daniele Marcelle-
dc.contributor.authorTeles, Tércia Ataíde França-
dc.date.accessioned2010-12-23T13:53:01Z-
dc.date.available2010-12-23T13:53:01Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationTELES, Tércia Ataíde França. Uma análise do vocabulário de crianças de cinco anos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6326-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüístico, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-graduação em Lingüística, 2008.en
dc.description.abstractEssa pesquisa apresenta uma análise do vocabulário de três crianças ouvintes, falantes nativas da língua portuguesa, na faixa etária de cinco anos de idade, que freqüentam a escola e estão no início do processo de alfabetização. O principal objetivo do trabalho é caracterizar o português usado nessa faixa etária a fim de fornecer subsídio para elaboração e produção de material didático para o ensino da língua portuguesa para crianças surdas a partir da alfabetização. Os dados foram coletados em entrevistas gravadas e posteriormente transcritos ortograficamente. A partir daí, as palavras do corpus foram separadas através de um software, Z-text, e analisados dentro de uma perspectiva estruturalista/funcionalista tendo como referência os estudos de Halliday, Neves, Câmara, Basílio, Marcuschi, Koch e Rosa, entre outros. Os resultados confirmam que uma criança ouvinte de cinco anos de idade, falante nativa do português, tem um bom domínio das estruturas gramaticais e vocabulares de sua língua materna, independentemente de estar inserida em um meio mais(+) ou menos (-) escolarizado. Para a elaboração e confecção de material didático para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas em inicio do processo de alfabetização, é importante dispor dos resultados de pesquisa que revelam os usos próprios de uma criança falante de português como língua materna. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis survey presents an analysis of the vocabulary of three hearing children, Portuguese native speakers and who are five years olds, who attend school and are at the beginning of the literacy process. The main objective of the study is to characterize the Portuguese used at this age in order to provide subsidy for preparation and production of educational material for the teaching of Portuguese language to hearing impaired children. Data were collected in recorded interviews and later transcribed. After that, the words of the corpus were separated by a software, Z-text, and analyzed within structuralist / functionalist perspective taking as reference studies of Halliday, Neves, Câmara, Basílio, Marcuschi, Koch and Rosa, among others. The results show that a hearing child of five, native speaker of Portuguese, has a good command of grammatical structures and vocabulary, whether placed in more (+) or less (-) intellectual. In order to develop and manufacture educational material for the teaching of Portuguese as a second language for hearing-impaired in beginning of the literacy process, it is important to relay on results that show how the hearing children speakers of Portuguese use their mother tongue.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma análise do vocabulário de crianças de cinco anosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordVocabulário - análiseen
dc.subject.keywordLíngua portuguesaen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordCriançasen
dc.subject.keywordEstudo e ensinoen
dc.subject.keywordFalantes estrangeirosen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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