Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProjetoInterventivoBIADF.pdf56,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
Outros títulos: Interventionist project in the initial literacy block - BIA : “engaging project that brings results in short time”
Autor(es): Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Assunto: Projeto pedagógico
Avaliação
Alfabetização
Data de publicação: 2010
Referência: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal: “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v.20, n.35, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4084/3292>. Acesso em: 15 dez. 2010.
Resumo: O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre a avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Analisam-se as possibilidades de o Projeto Interventivo contribuir para a construção da avaliação formativa no BIA. Para isso analisaram-se 100 Projetos de diferentes escolas do Distrito Federal - DF - e coletaram-se percepções de professores, coordenadores pedagógicos e supervisores. Apresentam-se os momentos e as singularidades desse Projeto. Defende-se a tese de que desenvolvê-lo em consonância com a avaliação formativa pressupõe a individualização/diferenciação do ensino. Professores e coordenadores pedagógicos apontaram as contribuições que o Projeto tem trazido, como o maior acompanhamento do desempenho de cada aluno, e as dificuldades para desenvolvê-lo. As várias possibilidades oferecidas por esse projeto ainda não foram exploradas pelas escolas, como por exemplo: a superação da recuperação de estudos em seu formato tradicional e a organização da escola não-seriada. Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e coordenadores”. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents partial findings of a research on assessment in the Initial Literacy Block - BIA. It analyzes the possibilities of the Interventionist Project to contribute to the formative assessment in BIA. One hundred projects from different schools in the Federal District were analyzed, as well as perceptions of teachers, coordinators and supervisors. The project stages and singularities are described and it is defended that developing the project according to the formative assessment requires individualization/differentiation of teaching. Teachers and school coordinators indicated some of the contributions the project has brought, for instance, the monitoring of student performance. They also mentioned the difficulties it has caused to them. Some of the project possibilities have not yet been explored by the schools, for instance: the elimination of the remedial studies in their traditional format, and the organization of the non-graded school. It was found that one of the major needs of the project is “to be embraced by all teachers and especially to be understood by the school principals and coordinators”.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons