Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6296
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TicianaRibeiroCampos_orig.pdf484,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
dc.contributor.authorCampos, Ticiana Ribeiro de-
dc.date.accessioned2010-12-22T18:24:49Z-
dc.date.available2010-12-22T18:24:49Z-
dc.date.issued2010-12-22-
dc.date.submitted2008-03-17-
dc.identifier.citationCAMPOS, Ticiana Ribeiro de. Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6296-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada, 2007.en
dc.description.abstractEste estudo objetivou a investigação sobre qual abordagem subjaz o ensinar e o aprender dos agentes de sala de aula (professor, alunos e autor do LD) em um contexto de ensino de línguas privado, assim como elucidar a quem logra emplacar a abordagem predominante. Evidenciada a abordagem de agente dominante, procuramos elucidar também qual a abordagem teórica (gramatical e /ou comunicativa) vigente. Para isso, observamos e identificamos os procedimentos metodológicos do professor-participante e comparamos com o seu dizer, buscando então congruências e dissonâncias entre a abordagem declarada e a que emerge em suas aulas. Os dados foram coletados através das observações das aulas, notas de campo, entrevistas, aulas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise e discussão dos dados foram feitas a partir dos procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1999) e revelaram o contato de duas abordagens canônicas (abordagem gramatical e abordagem comunicativa) e três frentes de abordagens: professor, alunos e autor do LD. Constatamos que a abordagem vigente se dá a partir da fusão dos três agentes (professor, alunos e autor do LD) por possuírem um mesmo núcleo que privilegia a forma e mostrando que a abordagem predominante é a do LD, que também é de fundo gramatical, porém com variante audiolingual-comunicativizada, numa parceria afinada com a abordagem do professor, que possui as mesmas variantes (características). _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aimed at investigating which approach underlies the teaching and learning process from classroom agents: the teacher, students and the course book’s author in the private context of foreign language teaching. It also seeks to elucidate which one has the predominant approach. Having identified the predominant agent, we also tried to elucidate which theoretical approach (grammatical or communicative) is the effective. In order to explore potential answers, we observe and identify the methodological procedures used by the participant-teacher and compare them with his discourse, searching congruence and dissonance between his declared approach and that which emerges in his classes. The data were collected through observation of classes registered through notes, interviews and finally audio recording classes and its respective transcriptions. Analysis and discussion of data and information used followed the procedures of approach analysis suggested by Almeida Filho (1999) which highlighted points of contact between the two canonical approaches (grammatical and communicative) and three distinct types of approaches: teacher, students and course book’s author. Findings indicate that the most effective approach is determined through the three agents fusion on account of having the same core that grantee the form of the language and showing that the predominant approach is the course book, which also has a grammatical core, but with an audio-lingual communicative variant, in an effective symbiotic relationship with the teacher’s approach, which is of similar variant.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleForças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LEen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSala de aulaen
dc.subject.keywordMetodologiaen
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estudo e ensinoen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.