Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6293
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoTreinamentoDistancia.pdf154,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.contributor.authorCorrêa, Vinícius Pinto-
dc.contributor.authorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.date.accessioned2010-12-22T17:28:53Z-
dc.date.available2010-12-22T17:28:53Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationABBAD, Gardênia da Silva; CORREA, Vinícius Pinto; MENESES, Pedro Paulo Murce. Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. RAM: revista de administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-67, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v11n2/03.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2010. doi: 10.1590/S1678-69712010000200003.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6293-
dc.description.abstractEstudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractStudies concerning to the ability of the students manage their own learning processes become necessary as the information technology and communication are inserted in the field of organizational training and transfer to the students responsibilities previosly assigned to teachers. This paper, thus, examines the relationship between learning strategies and training satisfaction. Performed in a Organization Public, this research contemplates 216 participants from five distance training courses. Data collected through questionnaires applied on the last day of course showed an association between certain cognitive learning strategies and satisfaction with the performance of tutoring, with the procedures and results and with the graphical interface of the course. Although there are no clues on the direction of these associations, it is speculated that properly programmed courses and active tutoring lead to the use of strategies useful for storage, retrieval and use of information.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamentoen
dc.title.alternativeDistance training evaluation : relationships between learning strategies and training satisfactionen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordTreinamento via interneten
dc.subject.keywordAvaliação de treinamento a distânciaen
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagemen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000200003en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons