Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6227
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_RepresentaçõesSociaisDiscriminação.pdf131,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representações sociais da discriminação racial por adolescentes no contexto escolar
Autor(es): Lima, Gildete Rainha de
Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Discriminação racial
Representações sociais
Adolescentes
Escolas
Educação física
Data de publicação: Set-2009
Referência: LIMA, Gildete Rainha de; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Representações sociais da discriminação racial por adolescentes no contexto escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2009, Salvador. Anais... Salvador, 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI/paper/view/1525/624>. Acesso em: 20 dez. 2010.
Resumo: A escola, enquanto instituição que exerce um papel político definido segundo os interesses em jogo no cenário social, não consegue ficar imune à discriminação racial. O presente estudo analisa as representações sociais de 140 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em escolas públicas de Ensino Médio, em Ceilândia/DF, sobre situações de discriminação vivenciadas no cotidiano. Pretende-se compreender se os adolescentes possuem uma visão crítica dos mecanismos de exclusão social. Os resultados subsidiam a discussão sobre a cultura negra e a participação do negro nas atividades da cultura corporal do movimento, trazendo o tema para dentro das aulas de Educação Física. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The school plays a political role defined according to the interests belonging to the social scenario and can not be immune to racial discrimination. This study analyzes the social representations of 140 teenagers, from both genders, studying in public High- Schools in Ceilândia/DF/Brazil, if they have already suffered any kind of racial discrimination. It is intended to understand if they have a critical view of its social implications. The results will contribute to support a discussion about to the afro culture and the black people participation in the corporal culture of movement, bringing up the theme to the Physical Education classes. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN
La escuela tiene un papel político definido por los intereses en juego en la realidad social. Este estudio analiza las representaciones sociales de 140 adolescentes, de ambos sexos, matriculados en las escuelas públicas secundarias en Ceilândia/DF/Brasil, por la discriminación racial que sufren en la vida cotidiana. La intención es verificar si los adolescentes tienen una visión crítica de los mecanismos de exclusión social. Los resultados apoyan el debate sobre la cultura y la participación del negro en las actividades de la cultura del cuerpo in movimiento, con el fin de llevar el debate a la clase de Educación Física
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons