Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6172
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConhecimentoContabilidadeInternacional.pdf192,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Conhecimento de contabilidade internacional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis : estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
Outros títulos: International accounting knowledge in accounting graduation courses : the analysis of offer in superior educational institutions in Brazilian capitals
Autor(es): Niyama, Jorge Katsumi
Botelho, Ducineli Régis
Corrêa, Bruno Marra
Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Contabilidade
Ensino superior
Data de publicação: Abr-2008
Referência: NIYAMA, Jorge Katsumi el tal. Conhecimento de contabilidade internacional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. RCO: Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 100-117 jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.rco.usp.br/>. Acesso em 7 dez. 2010.
Resumo: A Resolução CNE/CES nº 10/2004, do Ministério da Educação, estabelece que os cursos de graduação em ciências contábeis devem possuir conteúdos que revelem conhecimento dos cenários econômico e financeiro, nacionais e internacionais, de forma a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade. Este trabalho tem o objetivo de analisar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de contabilidade internacional. Os cursos em análise são os de graduação em Ciências Contábeis. Fundamentou-se a pesquisa na diretriz curricular da Resolução CNE/CES nº 10/2004 do Ministério da Educação até junho de 2006. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior das capitais dos estados brasileiros. Das 888 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 286 (32,20%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 183 (63,99%) publicaram suas grades curriculares na Internet. A disciplina Contabilidade Internacional ou similar, contudo, com base na análise dos dados, integrou apenas 44 grades curriculares, o que representa 4,96% da população, 15,39% da amostra e 24,04% das grades curriculares publicadas na Internet. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The resolution CNE/CES number 10/2004, from Ministry of Education, states that the accounting graduation courses should have their content based on the knowledge of the national and international economic and financial scenario, in order to provide the balancing of international accounting rules and standards. This study aims to the adhesion of superior educational institutions, located in Brazilian capitals, to their knowledge in international accounting. The examined courses are those of graduation in accounting. The research was based on the curriculum guidelines of the resolution CNE/CES number 10/2004 of the Ministry of Education until July 2006. The accounting curriculum plans, for graduation courses in superior institutions of Brazilian capitals, were analyzed. Out of 888 institutions established in Brazil, 286 were selected (32.20%) which are institutions located in the Brazilian capitals. Out of these ones, 183 (63.99%) have published their curriculum plans on Internet. The subject called International Accounting or its similar, however, based on data analysis, was present in only 44 curriculum plans, what represents 4.96% of the population, 15.39% of the sampling and 24.04% of curriculum plans published on Internet.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons