Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6142
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoConceitoAprendizagem.pdf61,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações
Outros títulos: The use of the learning concept in studies related to work and organizations
Autor(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Conceitos
Psicologia do trabalho
Psicologia organizacional
Formação de conceito
Data de publicação: 2008
Referência: COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia, Ribeirao Preto, v. 18, n. 40, p. 221-234, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n40/02.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2008000200002.
Resumo: A literatura em comportamento organizacional apresenta diversos estudos referenciando o conceito aprendizagem aplicado no âmbito das organizações. Porém, verifica-se o uso pouco crítico ou sistemático deste conceito. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma análise conceitual do termo aprendizagem, justificando sua transposição para estudos organizacionais. Aplicaram-se técnicas de análise conceitual propostas por Ryle. Como resultado, verificou-se que a natureza multifacetada do conceito de aprendizagem favorece o advento das diversas definições associadas a ele. Espera-se que haja maior sistematicidade acerca do uso do termo aprendizagem aplicado em estudos organizacionais, considerando seus níveis de análise e as dimensões presentemente discutidas.
Abstract: Literature on organizational behavior presents several studies referring to the learning concept applied to the context of organizations, however, its use lacks critical or systematic analyses. This study aimed to develop a conceptual analysis of the word learning that can justify its transposition to organizational studies. Ryle’s conceptual analysis techniques were applied. As a result, the text demonstrates that the nature of the multifaceted learning concept favors the appearance of various definitions associated with it. Given the levels and dimensions discussed regarding the word learning, a more systematized use of the concept in organizational studies is expected.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000200002
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons