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Título: Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
Outros títulos: Work application strategies of learning from training : conceptual proposition and development of a measure
Autor(es): Pilati, Ronaldo
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Avaliação de treinamento
Aprendizagem
Data de publicação: 2005
Referência: PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009.
Resumo: O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The role of the ex-trainee in the post training environment is not enough studied, while several evaluation models of training impact highlight the role of contextual variables at the post training environment. This work intends to investigate that role. The objectives are to propose a concept for studying the phenomenon and to validate a questionnaire for its measurement. A conceptual analysis of the construct has been done and a scale has been developed. This scale was applied in a sample of workers and the data was analyzed by using a latent structure technique. The results corroborate the theoretical presuppositions of the conceptual analysis, but more studies need to be done to a) better describe the construct characteristics; and b) relate it with indicators of training results at work.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009
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