Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6124
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProtagonismoInfantilProcesso.pdf216,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Protagonismo infantil no processo politico : as criancas e a elaboracao legislativa nos anos 80
Autor(es): Pires, Sergio Fernandes Senna
Branco, Angela Uchoa
Assunto: Protagonismo infantil
Participação infantil
Democracia
Processo decisório
Sociocultura
Processo legislativo
Data de publicação: 2007
Referência: PIRES, Sérgio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchôa. Protagonismo infantil no processo politico: as criancas e a elaboracao legislativa nos anos 80. Cadernos Aslegis, v. 8, p. 73-102, 2007. Disponível em:<http://www.aslegis.org.br/images/stories/cadernos/2007/Caderno31/Cad_31_4.pdf> Acesso em 02 dez. 2010.
Resumo: Neste trabalho se discute, à luz da abordagem sociocultural construtivista, o protagonismo infantil na elaboração legislativa ao final dos anos 80. Apresentam-se fundamentos teóricos ao discutir a influência infantil na discussão e aprovação do atual texto do art. 227 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente em um contexto de co-construção mediante a interação entre sociogênese, canalizações culturais e a ação de sujeitos ativos. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisa como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. A luz dos elementos teóricos apresentados, analisam-se alguns eventos da atuação dos integrantes do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua que se encontram registrados nos Diários da Assembléia Constituinte e do Congresso Nacional. Conclui-se sobre as possibilidades e limitações da participação infantil no contexto dos processos decisórios e sobre as contribuições que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode oferecer para a promoção da participação infantil, tendo em vista que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo aí implicadas.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons