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dc.contributor.authorZerbini, Thaís-
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.date.accessioned2010-12-08T12:28:22Z-
dc.date.available2010-12-08T12:28:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estud. psicol. (Campinas) [online], v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a09.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6110-
dc.description.abstractPesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractResearch into the evaluation of distance training is still in the early stages. This article intends to contribute to this area by validating statistically the tool Reaction to Educational Processes. The course being evaluated was offered by the Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas to students across Brazil. The data collection was conducted at the end of the course by means of a questionnaire that measures the satisfaction of the participants with regard to the educational processes offered in the course. Analyses were carried out of the main, factorial components and Internal Consistency (Cronbach's Alpha Coefficient). Following statistical validation, the questionnaire demonstrated two factors: Traditional Processes, 12 questions, α=0.91, factor loads ranging from 0.53 to 0.79; Web Resources, 3 questions, confidence level α=0.76, and factor loads 0.40, 0.76 and 0.88. The results indicated that the scale presented evidence of construct validity.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleReação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escalaen
dc.title.alternativeReaction to the educational processes of an internet-based course : validation of a scaleen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCourse evaluationen
dc.subject.keywordDistance learningen
dc.subject.keywordEducation programen
dc.subject.keywordAvaliação de cursoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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